terça-feira, 17 de março de 2015

Cartilha que tira dúvidas sobre Parkinson será distribuída em Minas

16/03/2015 - Uma cartilha ilustrada e com linguagem simples pretende dar detalhes à população sobre o Parkinson, distúrbio que degenera parte do cérebro e provoca lentidão dos movimentos, tremores e enrijecimento dos músculos.

A ideia do livreto veio da falta de informações didáticas a respeito da doença percebida pela presidente da Associação de Parkinsonianos de Minas Gerais (Asparmig), Janette Melo Franco, de 53 anos.

Diagnosticada com Parkinson há cinco anos, ela afirma que os materiais existentes têm linguagem técnica, o que dificulta o esclarecimento. “Nossa cartilha atende a pessoas de todos os níveis de conhecimento, em qualquer idade, de formas didática e lúdica”, destaca Janette.

Com um personagem central, a tartaruga Parkinina, a cartilha coloca respostas para as dez dúvidas mais comuns sobre a doença – respondidas pelo animal. “A Parkinina surgiu por algumas características da tartaruga relacionadas à doença, como a lentidão e o comprometimento da parte motora, mas que não afetam a lucidez”, explica a presidente da Asparmig.

Distribuição

Em abril, 40 mil cópias da cartilha serão distribuídas nas unidades do Farmácia de Minas, programa estadual responsável pela distribuição gratuita de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

As prefeituras de Belo Horizonte e Betim, na região metropolitana, também encomendaram o livreto – quase 400 mil, no total. No entanto, a Asparmig precisa de patrocínio para imprimir o material. Atualmente, um laboratório de remédios ajuda o grupo com uma verba. “Mas precisamos de mais para suprir toda a demanda”, informou Janette Franco.

Para a portadora da doença e membro da Asparmig, Ana Lúcia Latado, de 68 anos, o material pode ajudar quem já tem os sintomas a descobrir a doença. “A cartilha vai esclarecer com uma visão mais simples, pois, na maioria dos casos, o diagnóstico demora porque a pessoa relaciona o sintoma a outras doenças”, afirma.

No dia 12 de abril, acontece, em BH, a Run for Parkinson’s, corrida que levanta a bandeira da doença e que tem o apoio do Hoje em Dia.

Quem quiser contribuir pode ligar no telefone (31) 9114-1056. Fonte: Hoje em Dia / Record R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.