quinta-feira, 16 de abril de 2015

Novo documentário traça a vida de Andy Barrie com Parkinson

Wednesday April 15, 2015 - É, como se diz um "pequeno filme."

Apenas 13 minutos e meio de duração. Mas desde que o documentário The Voice foi publicado on-line neste fim de semana passado, já está tendo um grande impacto. Ele foi compartilhado em mídias sociais centenas de vezes.

O filme narra a história antes e depois do ex-apresentador CBC Radio Andy Barrie. Ele sentou-se na manhã atrás do microfone no programa de rádio Metro de Toronto por quase 15 anos. Barrie se aposentou em 2010, depois de ser diagnosticado com a doença de Parkinson.

Carol Off convidou Barrie e a cineasta Lana Šlezić para o estúdio para discutir como acontece o filme e sua vida com Parkinson.

"Andy, vê-lo em fones de ouvido, em um estúdio por trás de um microfone, é uma coisa maravilhosa", Carol diz para abrir a entrevista.

Como comunicador ao longo da vida, Barrie diz que um dos aspectos mais difíceis no início do Parkinson foi perder a confiança em sua capacidade de se conectar com as pessoas.

"Os efeitos da doença neuromuscular afeta todos os músculos do corpo, incluindo os músculos do rosto e eu não sinto como se pudesse me comunicar por mais tempo com a minha cara;. deixar alguém saber que eu acredito neles ou não acredito, eu não poderia fazer isso. As pessoas só iria ver essa cara rígida. E isso foi muito confuso para mim, depois de ter dependido tanto tempo no modo de comunicação. "

Barrie diz que ele se aposento. Ele também perdeu sua esposa e seu irmão. Ele saiu de Toronto, em uma fazenda ao norte da cidade onde morava sozinho.

E então ele decidiu se submeter a um tratamento pioneiro chamado estimulação profunda do cérebro ou DBS. Ele melhorou a vida de muitas pessoas com Parkinson. E isso mudou a vida de Barrie.

"Foi suprimida a maioria dos sintomas do Parkinson. Meu rosto iria relaxar, meus braços iriam relaxar. O tremor iria parar. Eu pararia de fazer toda a gesticulação característica."

O documentário de Šlezić narra a vida do Sr. Barrie, antes e após o tratamento. Um dos momentos mais emocionantes foi quando ele foi visitar sua filha no Novo México depois que ela teve um filho. Na primeira, Mr. Barrie estava relutante em levar a cineasta junto, mas que acabou por ser muito importante.

"Como se viu, a minha filha estava muito preocupada, pois ela não vivia comigo. Ela estava preocupada com o meu mal de Parkinson se eu estava carregando o bebê, talvez eu tropeçasse, caisse com o bebê no chão. Não é uma coisa pequena. E ela estava chorando quando Lana a viu".

No final, o Sr. Barrie é capaz de sustentar seu neto.

Você pode assistir o documentário de Ms. Šlezić, The Voice, AQUI (13:29), áudio só inglês. (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: CBC.ca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.