sábado, 18 de abril de 2015

Voltando o relógio do mal de Parkinson

Como muitos jovens, David Higgins inicialmente negou sobre a possibilidade de ter uma doença grave, ao longo da vida.

 April 17, 2015 - "Meus amigos diziam: 'Você anda engraçado", e eu dizia:' Eu tenho as costas duras'', lembrou Higgins, agora 57. "Parkinson foi a última coisa em minha mente", disse ele, ou na mente do seu médico na época, que o havia testado para as doenças cardiovasculares, o câncer de cérebro e acidente vascular cerebral.

"Havia um monte de racionalização e negação da minha parte", disse Higgins, embora sua mãe, a avó materna e um tio morreram com a doença de Parkinson, um grupo de desordens progressivas do sistema do motor que afeta até 1 milhão de americanos.

Eventualmente, depois de vários anos, a condição de Higgins piora, "era impossível de ignorar. "Eu fui para uma corrida um dia e senti como se estivesse me movendo através de lama. Eu sabia que tinha que fazer alguma coisa."

Esse algo era uma consulta para mudança de vida com a Dra. Irene Litvan, professora do Tasch Endowed Parkinson's Disease Research e diretora do Movement Disorder Center do UC San Diego Health System.

"A Dra. Litvan diagnostico-me me em 2,5 segundos", disse Higgins. "No momento preciso exato ela disse: 'Você tem Parkinson," houve alívio. A adversidade é menos preocupante do que a ambigüidade. "

Esse momento ocorreu em 05 de dezembro de 2011.

Higgins foi o primeiro paciente de Litvan em seu primeiro dia de trabalho clínico na UC San Diego.

Centro de Excelência
Desde então, sob sua liderança, o Centro de Distúrbios do Movimento cresceu e floresceu. Em fevereiro, o excelente histórico do centro de atendimento integral do paciente, pesquisa e educação foi formalmente reconhecida por outros líderes no campo através de sua designação como um Centro de Excelência da Fundação Nacional de Parkinson.

Existem apenas 25 Centros de Excelência para o Parkinson nos Estados Unidos; 16 internacionalmente.

Peter Schmidt, vice-presidente de programas de pesquisa e profissionais na Fundação Parkinson, caracterizaram a designação como reflexo de uma visão compartilhada "para a investigação integrada e cuidados da atividade, onde os médicos focam no paciente para fornecer os mais recentes cuidados e mais recentes terapias."

"Os benefícios da clínica de investigação sobre novas abordagens que promovam o nosso conhecimento e sua agenda de pesquisa reflete as prioridades de pacientes e famílias", disse ele.

Higgins coloca desta forma:.. "Eu sei que as pessoas boas atraem pessoas boas. O Centro de Excelência vai trazer mais inteligentes e melhores investigadores a quem terá acesso. Eu sei que vou ter acesso imediato, cedo para quaisquer inovações que surgem, e tenho a Dra. Litvan para filtrar que novos tratamentos são mais fundamentados e relevantes para mim. Isso significa que eu obtenho o melhor cuidado possível ".

Alvo: diagnóstico precoce
A doença de Parkinson doença que o ator Michael J. Fox tem, é uma doença neurológica crônica e progressiva, caracterizada por tremores, rigidez e outros declínios no controle motor. A perda da função motora é causada pela degeneração de neurónios que produzem o mensageiro químico dopamina. Sintomas da doença de Parkinson clássico geralmente começam quando 50 a 80 por cento destes neurônios de dopamina morreram.

O Santo Graal de muitas doenças progressivas, atualmente incuráveis, incluindo o Parkinson, é ser capaz de diagnosticar a doença em seus estágios iniciais e interromper sua progressão antes que o dano seja feito. Entre as descobertas mais intrigantes feitas sobre Parkinson nos últimos anos é que alguns de seus primeiros sinais podem estar relacionados ao declínio de habilidades motoras. Perda do olfato, constipação, depressão e comportamentos de distúrbios do sono, por exemplo, que muitas vezes precedem os sintomas de Parkinson, mais identificáveis.

"A definição de doença de Parkinson está atualmente a ser refinada", disse Litvan, que é membro da International Parkinson and Movement Disorder que está trabalhando na força-tarefa nesta re-definição. "Uma das vantagens de ser tratado em um centro de excelência, como o nosso é que os profissionais que avaliam pacientes também participam de pesquisa e estão se atualizado sobre as últimas opções de métodos de diagnóstico, de tecnologia e de tratamento para o Parkinson e doenças relacionadas.

Novos desenvolvimentos
A UC San Diego é um dos poucos centros do país que fazem pesquisa em um PET scan, que detecta os depósitos de uma proteína chamada tau que agrega no cérebro de pacientes com uma doença de Parkinson relacionada chamada paralisia supranuclear progressiva (PSP). "O PET scan pode nos permitir fazer um diagnóstico preciso desta doença in vivo", disse Litvan. "Isso pode nos ajudar a gerir adequadamente a condição da pessoa e identificar pessoas que estariam mais propensas a se beneficiar de terapias de investigação."

Também existe um crescente interesse em identificar biomarcadores no sangue que poderia de forma barata e não-invasiva diagnosticar diferentes doenças neurodegenerativas nas suas fases mais iniciais.

Outro desenvolvimento promissor evidências sugerindo que o Parkinson possa se espalhar de um neurônio para seus vizinhos por agregações de uma proteína chamada alfa-sinucleína. Se este for o caso, capturando e removendo as agregações antes de afetarem as células vizinhas pode retardar ou parar a progressão da doença. "Estou muito animado com esta área de pesquisa", disse Litvan.

Litvan também está envolvida em uma fase 3, estudo controlado por placebo, duplo-cego de uso de um bloqueador do canal de cálcio no tratamento da pressão arterial elevada. Em estudos com animais, a droga, chamada isradapine, bloqueia os canais de cálcio específicos que aumentam antes de neurônios produtores de dopamina morrerem. "Esperamos que o observado em animais também irá ocorrer em humanos", disse ela.

Desde 2011, Higgins usa medicamentos e abraçou um regime de fisioterapia no Centro de Distúrbios do Movimento, que tem praticamente apagado todos os sinais exteriores da doença. Ele também tornou-se um defensor do paciente em tempo integral de Parkinson e esteve recentemente em Washington, DC fazendo lobby para se apropriar de mais financiamento para a investigação da doença de Parkinson.

"As pessoas me vêem e pedem e é por isso que estou aqui", disse ele. "Eles não podem dizer que tenho Parkinson. Eu estou aqui porque acredito que instituições como a UC San Diego e a ciência em geral são a nossa esperança para novos tratamentos e curas." (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: MedicalXpress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.