sexta-feira, 1 de maio de 2015

Controlador de jogos do Kinect “hackeado” para Parkinson

April 30, 2015 - O controlador Kinect de jogos da Microsoft foi invadido por pesquisadores da Brunel University London para aliviar um dos sintomas mais angustiantes do Parkinson - congelamento de marcha.

Cientistas da Brunel University de Londres desenvolveram um sistema para pessoas que sofrem de Parkinson para combater dois dos sintomas mais comuns e angustiantes da doença degenerativa.

Muitos pacientes são afligidos pelo congelamento de marcha (FOG) (do inglês freezing of gait) onde, de repente, no meio do caminho, os músculos congelam e eles ficam incapazes de se mover para a frente ou eles simplesmente caem.

A investigação anterior mostra que dando pistas visuais, como projetando linhas à frente no chão "descongelam" os músculos, mas o equipamento atual tem que ser usado.

Mas o Dr. Konstantinos Banitsas e doutorando Amin Amini Maghsoud Bigy transformaram o controlador Kinect de jogos de computador da Microsoft em um sistema que pode ser instalado na própria casa do paciente.

Ligado a um laser montado no teto, o Kinect não só pode projetar linhas de prompt quando o software detecta um incidente FOG mas se um paciente cai, o sistema não detecta apenas isso, mas também aciona automaticamente uma chamada de vídeo-conferência.

Disse o Dr. Banitsas: "Todos os outros sistemas exigem ao paciente usar sensores e pacotes de energia, enquanto a nossa solução é discreta e cobre um quarto inteiro.

"Ao montar o marcador guia do laser no teto isto pode fornecer pistas visuais em qualquer direção. E isso só é ativado quando um incidente de FOG ocorre, ao invés de ter de ser usado constantemente.

"O sistema já passou na prova da fase de conceito e vamos logo começar os testes em pacientes." (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: Science Daily.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.