terça-feira, 5 de maio de 2015

Neurofeedback como um tratamento para a doença de Parkinson

Neurofeedback pode ajudar a melhorar os sintomas da doença de Parkinson

por Diane Roberts Stoler

May 04, 2015 - Abril foi o mês da consciência de Parkinson, o que me levou a compartilhar esta história e um tratamento eficaz, ainda pouco conhecido para a doença de Parkinson (DP).

A doença de Parkinson é uma forma de distúrbio do cérebro, com uma grande variedade de sintomas, que vão desde tremores nas mãos trêmulas / (mãos trêmulas), até máscara (um rosto inexpressivo, com pouco ou nenhum senso de animação). Neurofeedback é uma técnica de aprendizado baseado em tecnologia que usa um computador para dar informações a uma pessoa sobre seu próprio padrão de ondas cerebrais em forma de atividade EEG, a fim de treinar a pessoa a modificar as suas próprias ondas cerebrais. Não é amplamente conhecida ou usada, mas eu já vi em primeira mão como neurofeedback pode ajudar a controlar os sintomas da DP.

Em 2009, eu conheci um casal do Reino Unido em uma casa de chá inglês em Vancouver, BC Eles perguntaram o que me trouxe para o Canadá, e eu expliquei que eu estava lá para a 2ª Conferência Internacional sobre lesão cerebral traumática leve para fazer um discurso sobre "luto pela perda de autonomia". Ao ouvir isso, a mulher explicou que este era como ela se sentia como um resultado de viver com a doença de Parkinson, especialmente porque ela ainda não tinha encontrado um tratamento que tinha ajudado seus sintomas. Perguntei-lhe se ela tinha tentado neurofeedback. Como praticante neurofeedback em mim mesmo, eu vi resultados usando este tipo de tratamento, com uma ampla gama de distúrbios cerebrais. Ela estava um pouco cética, mas muito interessada e perguntou se era possível ajudá-la remotamente. Eu era capaz de trabalhar com ela remotamente usando neurofeedback e vi grandes resultados na gestão de seus sintomas da DP.

Como já referi, esta mulher era um pouco cética sobre neurofeedback. Se fosse tão eficaz, então por que ela nunca ouviu falar dele antes, e por que seus médicos não recomendavam a ela?

Tanto quanto pelo neurofeedback não ser amplamente conhecido ou usado, tenho escrito muitos blogs sobre isso. Na minha opinião, é porque o grupo coletivo de fabricantes, como uma indústria, não comercializa-os corretamente. Oito anos atrás, eu fiz um discurso no Future Health, que foi uma conferência e um fórum para o campo de neurofeedback. Naquela conferência apresentei, um método in-depth passo-a-passo para informar médico, educação, reabilitação e público em geral sobre neurofeedback, como funciona, e quais áreas têm provado em pesquisa. No entanto, ele caiu em ouvidos surdos esses oito anos atrás, e ainda, infelizmente, hoje a maioria das pessoas tem muito pouco conhecimento sobre a eficácia da neurofeedback no tratamento de muitas doenças, incluindo doença de Parkinson.

Enquanto os principais centros médicos realizaram ensaios clínicos de grande dimensão para medicamentos e outros métodos para a doença de Parkinson, a meu conhecimento, eles ainda têm que realizar ensaios explorando o uso de neurofeedback em DP. Há, no entanto, milhares de estudos de caso. A pesquisa foi feita no campo, através ISNR (link externo) e AAPB (link externo). Apesar de todos os estudos de caso e pesquisa, no entanto, parece que a maioria dos neurologistas e médicos de cuidados primários ainda não estão cientes do neurofeedback.

Voltando à mulher do Reino Unido com a doença de Parkinson. Em seu caso, após cerca de 40 sessões de neurofeedback, houve melhora significativa em seus sintomas, incluindo equilíbrio, tremor, máscara facial, e especialmente o sono. Eu realmente acredito em uma abordagem integrativa, no entanto, e por isso, juntamente com neurofeedback, houve mudanças nutricionais, terapia da água, e hipnose em conjunto com o neurofeedback. Eu não acredito que a mudança da desregulação do cérebro sozinha possa trabalhar sem fazer algumas mudanças de vida muito importantes, como a eliminação de açúcar, tanto quanto possível de sua dieta.

Não tenho a pretensão de ter feito ensaios clínicos sobre o assunto ou que eu tenha tratado de uma vasta população de pessoas com doença de Parkinson com neurofeedback nos meus 40 anos de prática. No entanto, depois de ver os sintomas do meu paciente melhorar com este tratamento, eu pensei que esta era uma informação muito valiosa para compartilhar. Eu não diria que o neurofeedback cura desta doença, no entanto, ele ajuda a gerenciar a grande variedade de sintomas, permitindo que uma pessoa com a doença de Parkinson experimente uma melhora nos sintomas e, em geral para desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Existe uma maneira! ™

Dr. Diane®

Copyright © 2015 Dr. Diane Roberts Stoler, Ed.D.

(original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: Psychology Today.

Também sou cético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.