segunda-feira, 18 de maio de 2015

Os desgostos da doença de Parkinson

Por Ralph E. Jones
Sunday, May 17, 2015 - Muitos anos atrás, quando estava iniciando minha primeira missão na Força Aérea, fui ajudado por um companheiro aviador que era dois anos mais velho que eu. Eu era um pouco ingênuo nessa idade, sem uma família que não fosse a minha família da Força Aérea; e ele me adotou por assim dizer. Nós ambos trabalhamos em eletrônica de aeronaves (Aviônica), e fomos parte dos "cabeças pontudas", Airmen como éramos chamados naqueles dias (hoje o termo é "Nerd"). Ele, como eu, estávamos mais envolvidos em esportes coletivos internos e muitas outras atividades físicas. Ele me apresentou o jazz e incentivou-me em meus estudos universitários externos.

Ele foi um dos dois únicos Airmen em nosso esquadrão que tinha carro, e ele costumava convidar-me para ir com ele à cidade; para os nossos "hang-outs", lojas favoritas, etc.

Perdemos o contato por muitos anos; e, dois anos atrás, nos encontramos novamente na sua festa de aniversário de 75 anos no North Central Texas.

Devido à minha educação e experiência no campo da saúde mental, eu estava tão desolado ao ver que ele estava experimentando o que parecia-me ser a sintomatologia da doença de Parkinson; os sintomas que eu tenho visto muitas vezes ao trabalhar em ambientes médicos. Eu discuti isso com os membros da família e eles confirmaram que ele tinha sido diagnosticado com a doença de Parkinson, alguns anos antes.

A doença de Parkinson é uma doença física e mental muito debilitante. Não deve ser confundido com ter sintomas tipo Parkinsonianos. A maioria de vocês leitores estão cientes da doença de Parkinson, tendo sido trazida a lume por celebridades como o ator Michael J. Fox e muitos outros; talvez você tem um amigo ou parente com a doença.

A doença de Parkinson foi assim nomeada após o médico britânico James Parkinson, que em 1817 a ter descrito pela primeira vez como "paralisia agitante", mas descrições da doença datam por volta de 5000 aC. A doença de Parkinson é listada hoje como a segunda perturbação neurodegenerativa mais comum e a mais comum desordem de movimento. É caracterizada por perda progressiva do controle muscular, o que leva a tremores dos membros e cabeça, enquanto a pessoa está em repouso; rigidez, lentidão, e perda de equilíbrio. De natureza progressiva, os sintomas pioram o que torna muito difícil para a pessoa a andar, falar, e completar tarefas simples do cotidiano. Os sintomas secundários de doença incluem ansiedade, depressão e demência.

Enquanto a maioria dos indivíduos com doença de Parkinson tem 60 anos ou mais, a doença também pode aparecer no início da idade adulta e até mesmo nos períodos juvenis de vida. É uma doença muito pessoal, sua progessão grau de comprometimento pode variar de indivíduo para indivíduo. Muitas pessoas com a doença vivem vidas longas e produtivas, ao passo que outros se tornam deficientes muito mais rapidamente. Alguns indivíduos com a doença morrem prematuramente devido a complicações como pneumonia ou fatalmente ferindo-se nas quedas.

Os sintomas principais da doença de Parkinson, que são chamados sintomas motores, primeiro são presentes como lentidão de movimentos (bradicinesia). Rigidez invulgar dos membros e outras partes do corpo, movimentos incontroláveis ​​dos membros, problemas nos pés que também podem ocorrer em caminhadas, diminuição do equilíbrio e coordenação, e redução da expressão facial. Os sintomas não motores incluem um declínio na capacidade de multi-tarefas e ou concentração e potenciais declínios no funcionamento intelectual, transtornos de humor, como ansiedade e depressão, problemas de sono, pressão arterial baixa, constipação, problemas de deglutição, problemas de fala, dores inexplicáveis, salivação e perda do olfato.

Embora as causas completas da doença de Parkinson sejam desconhecidos, é um fato que os baixos níveis de dopamina no cérebro está envolvido. Estes baixos níveis ocorrem quando as células nervosas na parte do cérebro que fabrica dopamina param. Os cientistas ainda estão lutando com isso ... a causa exata da parada é desconhecida.

Trabalhando com indivíduos e famílias em instituições psiquiátricas em que o paciente, o indivíduo, estava sofrendo de doença de Parkinson, eu poderia ter um pouco mais de compreensão empática; compaixão ... não, mas ao contrário no que diz respeito ao incentivo. Eu me ofereci para outros pacientes com quem trabalhei. Mas foi desanimador pois havia pouco que a nossa equipe pudesse fornecer para eles. Há tratamento médico para os sintomas da doença de Parkinson, mas não há cura. Com procedimentos de estimulação do cérebro e medicamentos para aliviar o sofrimento (físico e mental) a maioria das pessoas pode levar vida longa e produtiva durante muitos anos após o diagnóstico inicial.

Como a doença de Parkinson se confunde com muitos outros distúrbios,é levado a um médico para fazer o diagnóstico. Eles podem empregar uma série de instrumentos de triagem, como o desenvolvido pelo Dr. Joseph Jankovic. O questionário de triagem não é utilizado apenas para a doença de Parkinson (DP), mas auxilia na avaliação de Parkinsonismo (a gama de doenças neurológicas que se assemelham à DP). O questionário envolve uma série de perguntas que cobrem todas as áreas de sintomas. As coletas das perguntas são: Você se tornou mais lento em suas atividades diárias habituais? É a sua fala arrastada ou mais lenta? Seus lábios, mãos, braços e / ou pernas tremem? Você tem problemas com o seu equilíbrio? Estas e outras questões do questionário auxiliam o médico na tomada de decisões relativas ao diagnóstico, encaminhamento necessário, e tratamento disponíveis.

Meu coração vai para você indivíduos, famílias e amigos que lutam com os efeitos se a doença de Parkinson e outras doenças debilitantes. Você pode auxiliarem-se uns aos outros e procurar a ajuda de que necessitam. Eu tenho que ir agora e telefonar para meu amigo para ver como ele está fazendo, e oferecer-lhe todo o apoio e compreensão empática que posso reunir. Até a próxima vez, permaneçam saudáveis meus amigos! (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte:Valley Morning Star.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.