sexta-feira, 5 de junho de 2015

Gênero influencia os sintomas não motores no início do Parkinson

June 4, 2015 - Os sintomas não motores predominantes (NMS), em doentes com doença de Parkinson (DP) variam entre homens e mulheres, e mostra uma análise do estudo Iniciativa de Marcadores de progressão do Parkinson (PPMI - Parkinson’s Progression Markers Initiative).

Homens com diagnóstico recente de DP tinham o olfato mais prejudicada do que as mulheres, mas foram menos afetados pela ansiedade. As mulheres, entretanto, tinham comprometimento cognitivo global menor no momento do diagnóstico, apesar de ambos os sexos terem os sintomas de DP há 18 a 20 meses da inclusão no estudo.

De nota, a maioria das diferenças de gênero entre os pacientes eram ampliações de diferenças encontradas entre o macho saudável 121 e 67 controles saudáveis ​​do sexo feminino no estudo ", sugerindo estes são prováveis ​​diferenças sexuais intrínsecas que podem ainda ser agravadas pelo início da DP", escrevem os pesquisadores em Neurology.

Os homens tinham significativamente pior função olfatória do que as mulheres, em uma média de 21,5 contra 24,0 pontos no Smell Identification Test da Universidade da Pensilvânia.

No entanto, o olfato prejudicado foi o mais forte preditor de DP para ambos os sexos, relatório de estudo de Rui Liu (Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental, Research Triangle Park, Carolina do Norte, EUA) e co-autores.

A cognição global também previu DP entre homens e mulheres, enquanto a disfunção autonômica previu DP entre os homens apenas e distúrbio de comportamento do sono apenas entre as mulheres. Estes NMS (nonmotor symptoms) distinguiu entre os pacientes e controles a DP com precisão superior a 90%.

Os editorialistas Marina Picillo (Universidade de Salerno, Itália) e Alfonso Fasano (Universidade de Toronto, Ontário, Canadá), anotaram que "futuras estratégias destinadas a identificar pacientes com DP em sua fase pré-motora devem ter diferenças de sexo potenciais em conta, a fim de aumentar a sensibilidade."

Eles acrescentam: "Uma vez que o diagnóstico de DP em estágios prodrômicos é a nossa próxima missão desafiadora, um dos propósitos do estudo PPMI é encontrar biomarcadores diagnósticos confiáveis ​​e amplamente aplicáveis. Neste contexto, Liu et al. lembram-nos das questões sexuais, mesmo na DP." (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: News Medical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.