Este Blog, criado em set/2001, é dedicado às Pessoas com Parkinson (PcP's), seus familiares, bem como aos profissionais da saúde que vivenciam a situação de stress que acompanha a doença. A idéia é oferecer aos participantes um meio de atualizar e de trocar informações sobre a doença de Parkinson e encorajar as PcP's a expressar sentimentos no pressuposto de que o grupo infunde esperança, altruísmo e o aumento da auto-estima. E um alerta: Parkinson não é exclusividade de idosos!
sexta-feira, 12 de junho de 2015
Por que pacientes com doença de Parkinson caem? Uma análise em corte transversal de possíveis causas de quedas
Quedas na doença de Parkinson (DP) estão associadas com lesões significativas, invalidez, hospitalizações, e redução da qualidade de vida.
Objectivos:
Para identificar as causas médicas modificáveis de quedas em uma grupo de pacientes com DP.
Métodos:
Oitenta e sete pacientes com DP foram entrevistados e examinados usando escalas validadas que avaliam aspectos motores e não motores da DP, comorbidades e uso de medicamentos. A freqüência de quedas no último mês foi o desfecho primário. Quedas tiveram a hipótese de serem associadas com o aumento da idade, gravidade avançada dos sintomas motores, em particular características axiais (por exemplo, congelamento e instabilidade postural), e discinesia. Características não-motoras como hipótese de serem associadas com quedas incluindo; comprometimento cognitivo, psicose, perturbações do sono, disfunção cardiovascular, oftalmológicas e co-morbidades médicas.
Resultados:
Os “caidores” tem duração mais longa da doença, doses de levodopa-equivalente mais elevadas, maior 'On' tempo com discinesia (todos P <0,005), e escores mais altos em alguns itens da Escala da doença de “<span style="background-color: yellow;">Parkinson</span> Rating Scale Movement Disorder Society-Unificadas”, particularmente pontuações axiais. No entanto, os pacientes com quedas não diferiram dos com não-quedas na idade ou pontuação geral motora da UPDRS. A gravidade da psicose, transtorno cognitivo executivo, disfunção autonômica (particularmente cardiovascular) e distúrbios do sono (sono REM particularmente distúrbio de comportamento) foram significativamente associados com quedas (todos P <0,005). “Caidores” mais freqüentemente relatatam o uso de antidepressivos (tanto tricíclicos e SSRIs) e neurolépticos (p <0,001), mas não hipnóticos. Não houve diferença de escores de comorbidades médicas, avaliações oftalmológicas, fadiga e apatia entre os grupos. Na análise de regressão logística, disfunção cardiovascular, o uso de antidepressivos, e distúrbio de comportamento de sono REM foram significativamente associados com quedas.
(…) n. do t.: Visto o artigo ser muito longo, optou-se por traduzir o trecho inicial, acima, e as conclusões, abaixo. Veja a íntegra na fonte.
Conclusão
As causas de quedas em DP são multifatoriais e se estendem além da deficiência motora progressiva e discinesias. Dada a capacidade limitada de resposta da levodopa à disfunção da marcha e desequilíbrio, terapias futuras também devem abordar fatores não motores cognitivos e outros, abordando simultaneamente dopaminérgicos, colinérgicos e vias noradrenérgicas, e prescrição de medicações psicotrópicas devem ser revistas criticamente para evitar a exacerbação de quedas. (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: Nature.
Um comentário:
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.
Fui diagnosticada com Parkinson há quatro anos e, apesar dos medicamentos, meus sintomas continuavam piorando. No ano passado, decidi tentar um tratamento à base de ervas da NaturePath Herbal Clinic. Para minha surpresa, em poucos meses notei melhora nos tremores, na mobilidade e na energia. Tem sido uma experiência muito positiva. Para quem quiser conhecer, o site é www.naturepathherbalclinic.com
ResponderExcluirinfo@naturepathherbalclinic.com