A revista Isto É desta semana traz artigo “A Saúde do Cérebro” e achei fraquíssima no que diz respeito ao Parkinson. Tão fraco que mandei a seguinte carta para a redação:
Sr Diretor de Redação “Isto É”,
Na condição de assinante e parkinsoniano fiquei decepcionado com o fraco e desatualizado conteúdo relativo ao Mal de Parkinson contido no artigo “Eureca!!!” da Isto É 1802.
O “novo” remédio só é novo no sentido de juntar num só comprimido o levodopa e o tocalpone (ou entacapone), e isto no Brasil, visto que já está sendo comercializado (sob o nome de Stalevo) há um bom tempo na Europa e Estados Unidos, onde os resultados já são conhecidos. No Brasil ainda são dois remédios separados.
A cirurgia citada, ablativa (palidotomia, talamotomia ou sub-talamotomia), só é utilizada em casos extremos, visto danificar irreversivelmente certas áreas do cérebro. Estão sendo, isto sim, implantados no cérebro, eletrodos ligados a um marca passo cerebral, operação não ablativa, denominada “deep brain stimulation”, que permitirá uma possível futura remoção sem danos neurológicos substanciais, na hipótese de haver terapia futura mais eficaz, como se espera das células-tronco.
Por último, o tratamento com vitamina B2, somente surte efeitos em alguns casos de Parkinson, que por acaso não é o meu e de grande número de pacientes.
Espero ser publicado para mais bem atualizar e esclarecer a comunidade parkinsoniana.
Grato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.