Wed 19 May, 2004 Londres (Reuters) – O primeiro banco do mundo de células-tronco embrionárias foi aberto nesta quarta feira na Inglaterra, abrindo novo terreno em uma das mais controversas áreas da pesquisa médica. O banco armazenará e suprirá linhas de células-tronco para pesquisa e possíveis tratamentos como diabetes, câncer e Parkinson. Há expectativa de que serão armazenados na ordem de dezenas de milhares de linhas de células.
Aqui como saiu no Jornal do Brasil:
Internacional
Reino Unido abre primeiro banco de células-tronco embrionárias
LONDRES - O primeiro banco de células-tronco embrionárias do mundo é inaugurado hoje no Reino Unido, o que põe o país na vanguarda de uma polêmica pesquisa científica e dá novas esperanças a milhares de doentes. Localizado no Instituto Nacional para o Controle e Normas Biológicas de Hertfordshire, norte de Londres, o banco tem o objetivo de criar novos tecidos para serem utilizados no tratamento de doenças como males de Alzheimer e de Parkinson, câncer, diabete, distrofia muscular e problemas coronários.
O banco será inaugurado oficialmente com o depósito de duas linhas de células-tronco desenvolvidas por equipes da King's College, de Londres, e do Centro pela Vida de Newcastle, norte da Inglaterra. O secretário de Estado da Saúde, Norman Warner, afirmou hoje que esta pesquisa potencialmente revolucionária pode beneficiar milhares de pacientes, cujas vidas são destruídas por doenças devastadoras.
O banco de células-tronco, que surge graças a uma doação de 60 milhões de euros, armazenará e clonará células-tronco para distribuí-las no futuro a cientistas de todo o mundo. Na Espanha, o Banco de Linhas Celulares de Granada, inaugurado no dia 23 de janeiro, está à espera de receber as primeiras linhas celulares com as quais trabalhará, mas as células embrionárias não poderão ser objeto de pesquisa até a determinação da lei.
Agência EFE
Para ver como saiu no O GLOBO, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.