EXERCÍCIOS NA 3A. IDADE
Entro com a palavra “exercícios” na janela de pesquisa (search this blog) e como resultado aparecem vinte e poucas mensagens, a ultima postada em 26/5/2003 e a primeira em 15/4/2002. Deve estar havendo algum problema técnico com os nossos arquivos, pois lembro-me de ter lido mensagens deste ano sobre o assunto. Além disso, o sistema não está aceitando os caracteres do português (ç ~ etc). Precisamos insistir com o pessoal da casa de maquinas pra ver isso.
Embora o número de mensagens sobre exercícios seja grande, penso que mais uma não é demais. Afinal, o que abunda não prejudica.
A ordem é:
“D) fazer exercícios físicos
Os exercícios físicos ajudam a baixar a pressão das pessoas que tem pressão alta. (“Entre os idosos ela chega a atacar uma em cada duas pessoas”) Muitas vezes, as pessoas com pressão alta que começam a fazer exercícios podem diminuir a dose de medicamentos, ou mesmo controlar a pressão arterial sem precisar de remédios. O exercício físico adequado, além de trazer vários benefícios a saúde, não apresenta efeitos colaterais.
Pratique atividades físicas:
1. Não obrigue o corpo a grandes esforços que podem ser insuportáveis. Quem não está acostumado a fazer exercícios e resolve “ficar em forma” de uma hora para outra prejudica a saúde. Vá com calma.
2. Pergunte ao seu médico se a pressão está controlada e se pode começar a se exercitar.
3. Faça um teste ergométrico (caminhada na esteira com medida da pressão arterial e freqüência cardíaca). O médico ou um professor de educação física poderá orientar sobre a melhor forma de fazer exercício.
4. Os exercícios dinâmicos como andar, pedalar, nadar, dançar são os mais indicados para quem tem pressão alta. Devem ser feitos de forma constante sob supervisão periódica, com aumento gradual das atividades.
5. A intensidade dos exercícios deve ser leve a moderada, pelo menos 30 minutos por dia, três vezes por semana.
6. Os exercícios estatísticos, como levantamento de peso ou musculação, devem ser evitados, porque provocam aumento muito grande e repentino da pressão.
7. Ao realizar exercícios contente-se com progresso físico lento, sem precipitações, com acompanhamento médico e procure realizá-los com prazer.”
Fonte: MION Jr, Décio; PIERIN, Ângela; ORTEGA, Kátia - Projeto “Conheça sua pressão” – “Manual do Paciente”, Liga de Hipertensão do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.