sábado, 4 de dezembro de 2004

NAVEGAR É PRECISO


“(...) Sabemos perfeitamente que a intercalação de mudança de hábitos, ou de hábitos novos, constitui o único meio para manter a nossa vida, para refrescar a nossa sensação de tempo, para obter um rejuvenescimento, um reforço, uma retardação da nossa experiência de tempo, e com isso, o renovamento de nossa sensação de vida em geral. Tal é a finalidade da mudança de lugar e de clima, da viagem de recreio, e nisso reside o que há de salutar na variação e no episódico. (...)” (in MANN, 2000, p. 144).

CAPRICHOS DO CALENDARIO


Dezembro começou “(...) como costumam começar os meses. A sua entrada é, no fundo, bem discreta e completamente silenciosa. Sem sinais nem fogueiras; os meses insinuam-se sem fazer ruído, de um modo que facilmente escapa à atenção de quem não esteja muito alerta. Em realidade, o tempo não tem marcas; não há trovões nem trombetas ao início de um novo mês ou de um novo ano. E na própria estréia de um novo século somos unicamente nós, os homens, que soltamos foguetes e repicamos sinos.” (in MANN, 2000, p. 309).

Fonte: MANN Thomas, 1875-1955. A montanha mágica, Nova Fronteira, Rio, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.