Na próxima segunda-feira (17/01/2005) será realizada a primeira cirurgia deste tipo no Rio Grande do Sul, no Hospital Moinhos de Vento. Reis diz que existem cerca de 300 mil portadores de Mal de Parkinson no Brasil - sendo 15 a 20 mil no Rio Grande do Sul. “O Mal de Parkinson é uma doença muito freqüente. Só nos Estados Unidos são 1,2 milhão de casos”, disse. Entre os mais conhecidos estão o Papa João Paulo II e o ator norte-americano Michael J.Fox.
Jornal do Comércio - Como está o tratamento da doença no Brasil?
Telmo Reis - Existem tratamentos bons e eficazes, mas o problema no Brasil é o diagnóstico. Cerca de 50% dos pacientes brasileiros não estão sendo tratados porque a doença não foi corretamente diagnosticada. Esta é uma doença aparentemente óbvia, mas não é. O pessoal pensa que se treme, é Parkinson - o que não é verdade. Cerca de 75% das pessoas que tremem sofrem do Mal de Parkinson, o resto pode ser outro tipo de doença. Para realizar um tratamento de excelência no Brasil estamos criando, ainda este ano, o Centro de Distúrbios do Movimento no Moinhos de Vento.
JC - Quais são os sintomas do Mal de Parkinson?
Reis - São basicamente quatro: tremor, rigidez muscular, lentidão de movimentos e distúrbio de postura. As causas da doença não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que aqueles que apresentam os sintomas antes dos 40 anos é devido à formação genética. Mas a doença clássica, que pode ser genética ou não, costuma aparecer após os 50 anos.
JC - Por que o senhor resolveu escrever um livro sobre o tema?
Reis - Porque existem cerca de 300 mil parkinsonianos no Brasil que precisam de informações. Esta é uma doença crônica que exige os cuidados de toda a família, que também tem que estar preparada para a doença. Existem tratamentos, exercícios e terapias que podem aliviar o sofrimento destas pessoas. Os principais cuidados são relacionados à fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia.
Fonte: Jornal do Comércio / Porto Alegre / 12/01/2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.