quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

Especialistas discutem importância da "nutrição cerebral"
12/01/2006 - Que a privação de uma alimentação adequada prejudica o desempenho da mente, já é razoavelmente sabido. A tese agora é que garantir a presença de certos nutrientes na dieta pode melhorar o desempenho cerebral, driblando quadros de estresse e depressão e até mesmo fomentando a inteligência.

Polêmica, a afirmação está dividindo especialistas das diversas áreas da medicina, que se posicionam contra ou a favor da idéia de ser possível adotar uma alimentação particularmente eficaz para o cérebro humano.

O tema é abordado no recém-lançado "Nutrição Cerebral" (ed. Objetiva, 232 págs., R$ 32,90). No livro, o médico especializado em medicina ortomolecular Helio Póvoa, o psiquiatra Juarez Callegaro (já fiz, no início do meu Pk, curto tratamento "ortomolecular" - muito caro - com ele - não impediu o avanço...) e a nutricionista Luciana Alves abordam o funcionamento do organismo e da mente e sua relação com os hábitos alimentares, apontando uma lista com mais de 20 nutrientes com potencial atuação no cérebro. Batizadas de "smart nutrients" (nutrientes inteligentes), essas substâncias têm, segundo a publicação, a capacidade de melhorar a inteligência e de combater o envelhecimento, evitando o surgimento de doenças degenerativas e conduzindo a uma vida mais livre de sofrimento mental. (segue...) Leia em Folha de São Paulo.

Cientista coreano diz que tecnologia de células-tronco existe

12 de janeiro de 2006 - Seul - O cientista sul-coreano Hwang Woo-suk, que caiu em desgraça depois que foram reveladas fraudes em várias de suas pesquisas com células-tronco humanas, pediu desculpas mas atribuiu todo o escândalo a assistentes que o teriam enganado. "Peço seu perdão", disse Hwang, num pronunciamento transmitido pela televisão de Seul. "Sinto-me tão mal que é difícil até dizer que sinto muito". Hwang também alegou que tem a tecnologia para criar células-tronco sob medida para pacientes individuais. Cientistas esperam que, um dia, essa tecnologia possa ser usada para tratar doenças como o mal de Alzheimer, com os pacientes criando tecidos para substituir o material danificado a partir de células-tronco específicas.

Hwang, em sua primeira aparição pública em quase três semanas, continua a insistir que tinha a tecnologia para criar, a partir da clonagem, células-tronco humanas embrionárias sob medida para atender pacientes individuais - e diz que poderia fazê-lo em seis meses, se tivesse um suprimento adequado de óvulos humanos. Em alguns pontos do pronunciamento, o cientista parecia à beira das lágrimas. (segue...) Leia no Estadão.

Cientista pede perdão por falsificar clonagem

12 de janeiro de 2006 - Seul - Depois de promover um estardalhaço no mundo científico, o controverso cientista sul-coreano, Hwang Woo-suk, pediu desculpas, hoje, pela falsa apresentação do que seria a primeira extração de células-tronco de embriões humanos clonados. Esta foi a primeira aparição pública do professor desde que, na terça-feira passada, a Universidade de Seul concluiu que seus recentes avanços científicos eram uma fraude. (segue...) Leia no Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.