´Science´ oficializa retirada de artigos de Hwang
13 de janeiro de 2006 - Washington - A revista "Science" anunciou nesta sexta-feira que retirou oficialmente dois artigos sobre a primeira extração de células-tronco de embriões humanos clonados feita pelo cientista sul-coreano Hwang Woo-suk, que no fim se mostrou ser uma fraude.Em uma nota editorial publicada em seu site na internet, a revista assinalou que, "devido a uma quantidade importante dos dados apresentados em ambos os artigos ter sido falsificada, os editores da ´Science´ consideram que é necessária uma retração imediata e incondicional dos dois trabalhos", publicados em 2004 e 2005.
A nota acrescentou que, em vista da situação, "advertimos à comunidade científica que os resultados informados (em ambos os artigos) são considerados sem valor". (segue...) Veja no Estadão.
Hwang quer "mais 6 meses" para fazer clone
13/01/2006 - Em sua primeira aparição pública em quase três semanas, o cientista sul-coreano Woo-Suk Hwang pediu perdão por ter fraudado estudos sobre clonagem humana, mas prometeu que apresentaria céulas-tronco embrionárias feitas sob medida se tivesse mais seis meses e um estoque de óvulos humanos à disposição.O pesquisador, que protagonizou a maior fraude científica dos últimos tempos, insistiu que possui a tecnologia necessária para a chamada clonagem terapêutica e disse ter sido enganado por cientistas-júniores de sua equipe. Disse também ter ficado "enlouquecido e cegado" em sua obsessão por fazer avançarem os estudos com células-tronco. (segue...) Veja na Folha de S.Paulo.
Promotores da Coréia do Sul intensificam investigação sobre Hwang
13/01/2006 - SEUL - O desacreditado cientista Hwang Woo-suk, que não pode deixar a Coréia do Sul devido a uma investigação criminal, vai enfrentar uma intensificação na investigação sobre o escândalo o envolvendo. Especialistas afirmaram, nesta sexta-feira, acreditar que o pesquisador nunca mais vai conseguir publicar um estudo em uma grande revista científica.Ainda assim, na quinta-feira Hwang foi contundente ao afirmar ser capaz de reproduzir as descobertas descritas nos dois artigos publicados na 'Science', que de marcos científicos tornaram-se fraudes por conter informações inventadas. O cientista afirmou que uma conspiração estava sendo realizada conta ele.
Os promotores públicos realizaram incursões em mais seis lugares relacionados a sua pesquisa nesta sexta-feira e também estão investigando denúncias de que a equipe de Hwang teria desviado US$ 50 mil destinados a estudos científicos para pagar um integrante júnior da equipe que ajudou a esconder os dados fraudados, informou a imprensa local. Fonte: O Globo Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.