Este Blog, criado em set/2001, é dedicado às Pessoas com Parkinson (PcP's), seus familiares, bem como aos profissionais da saúde que vivenciam a situação de stress que acompanha a doença. A idéia é oferecer aos participantes um meio de atualizar e de trocar informações sobre a doença de Parkinson e encorajar as PcP's a expressar sentimentos no pressuposto de que o grupo infunde esperança, altruísmo e o aumento da auto-estima. E um alerta: Parkinson não é exclusividade de idosos!
sexta-feira, 24 de março de 2006
United Press International - Março 22, 2006
“PITTSBURGH, março 22, 2006 (UPI através de COMTEX) -- Cientistas da Univ. de Pittsburgh afirmam que encontraram um mecanismo usado no “sistema de recompensa” do cérebro humano.
"Anthony Grace, um professor do neurociência, psiquiatria e psicologia, e Daniel Lodge, pesquisador associado de neurociência, dizem que suas descobertas poderão ajudar a achar a causa de doenças como a esquizofrenia, a doença de Parkinson e o vício de drogas.
Quando uma pessoa recebe um estímulo agradável, os neurônios de dopamina no cérebro começam a soltar faíscas ("burst firing"). É com esse assim chamado “faiscamento” que o cérebro sinaliza a recompensa e orienta o comportamento para certos objetivos. Mas como um estímulo acende os neurônios ou interrompe o faiscamento é um mistério.
Lodge e Grace apontaram uma área na base do cérebro -- o núcleo tegmental laterodorsal – como sendo crítica para o funcionamento normal da dopamina.
"Nós encontramos, pela primeira vez, a área do cérebro que age como a porta, dizendo ao neurônio para entrar na modalidade de comunicação ou parar de comunicar-se," disse Grace.
Como conclusão, os cientistas dizem que um dano nessa área pode ter um papel importante na função cerebral relacionada com dopamina, tanto em comportamentos normais como em distúrbios psiquiátricos.
A pesquisa aparece nos anais da National Academy of Sciences.”
FONTE: UPI
Copyright 2006 by United Press International
DICA: Prof. Takase da UFSC
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.