quarta-feira, 17 de maio de 2006

Termina o seqüenciamento do cromossomo 1
A seqüência divulgada na Nature já foi utilizada para identificar mais de mil novos genes.
17 de maio de 2006 - LONDRES - Uma equipe de cientistas completou o seqüenciamento detalhado do cromossomo 1, o maior do genoma humano e associado a cerca de 350 doenças. A seqüência completa desse cromossomo, que sozinho contém 8% de toda a carga genética humana, foi publicada na edição desta semana da revista científica Nature. O genoma humano é composto de 22 cromossomos numerados e de dois batizados com letras, "X" e "Y". A primeira letra do primeiro cromossomo é "C", referente à base citosina, uma das quatro que compõem o DNA.

O seqüenciamento do cromossomo 1 era o último passo que faltava para completar o genoma humano, dizem os cientistas que tomaram parte no esforço. Há cerca de 350 doenças que sofrem influência genética de modificações do cromossomo 1. Entre elas estão vários tipos de câncer e problemas como o mal de Alzheimer e o de Parkinson.

A seqüência divulgada na Nature já foi utilizada para identificar mais de mil novos genes, e cientistas esperam que a informação ajude a descobrir novos tratamentos e métodos de diagnóstico. Fonte: Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.