sábado, 26 de agosto de 2006



A REVOLUÇÃO DO BLOG II

Em novembro de 2002, postei aqui um comentário sobre o uso do blog. Estou transcrevendo-o abaixo, ao contrário de apenas indicar seu link (como é de praxe), de propósito para não dar a você leitor sequer a chance de decidir olhar ou não o texto citado.

Nos últimos meses a imprensa nacional tem noticiado sobre a disseminação do blog na web. A revista Época, por exemplo, n. 428, de 31 de julho, destacava “blogs” como matéria de capa com a seguinte chamada: “Como estão mudando a vida de todos nós. O impacto crescente dos diários da internet na política, nos negócios, na carreira e nos relacionamentos pessoais. Mais: a lista dos blogueiros mais quentes do Brasil e do mundo.”

“A REVOLUÇÃO DO BLOG


No pósfácio do livro de Pekka Himanen, A ética dos hackers, ed. Campus, Rio, 2001, p. 160, Manuel Castells, o autor da trilogia sobre a era da informação, considera Marc Andressem, o criador do browser Netscape, “O mais importante indivíduo por trás do útimo avanço da Web (...)” e lamenta a ausência de uma restauração das funções do WWW “(...) como browser editor, em vez de sua limitada utilização atual como provedor de informação conectado a um sistema de e-mail.” Castell seguramente não havia sido avisado sobre o surgimento da Blogger dois anos antes da publicação do ensaio. Mas o blog está aí para atender a reclamação dele e de quem mais quizesse publicar suas coisinhas e participar da rede. Opera-se uma mudança sutil. A questão agora não é “Como posso fazer para que a Web seja minha?” e sim “Como fazer a Web ser de vocês?”
por marcilioII em 11/13/2002 06:00:24 AM

Comment (0)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.