quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Quebra de paradigma
05/09/2006 - Estudo mostra que o meio influencia na variação da composição genética dos neurônios.

Uma descoberta surpreendente feita pela equipe de um biólogo brasileiro mostra que influências externas – como a realização de exercícios físicos – estimulam a variação na composição dos genes neurais e que doenças como autismo e esquizofrenia podem estar relacionadas com essa variabilidade. A descoberta vai de encontro à noção de que o meio não influencia na composição de nossos genes e corrobora um trabalho anterior da equipe, que determinou a singularidade genética dos neurônios. (...)

Essas descobertas trazem preocupações com relação ao futuro da aplicação das células-tronco no reparo de células cerebrais. “Os cientistas tentam diferenciar as células-tronco em neurais para repopular neurônios lesados por doenças como Parkinson ou Alzheimer, mas existem 100 mil tipos diferentes de neurônios”, conta Muotri. “Antes, precisamos entender como os ‘genes saltadores’ funcionam e tentar induzi-los a se transformar no tipo de neurônio desejado. Acho que isso é possível, mas deve levar uns 10 anos até termos essa terapia em mãos”. Fonte: Ciência Hoje On-line.

Segurança
Dois artigos interessantes do portal Globo.com: A hora ideal de passar para o banco do carona (relacionado com a idade, embora em nosso caso o fato importante seja outro) e Deixe sua casa mais segura (relacionado a obstáculos, tapetes, riscos de queda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.