sábado, 14 de outubro de 2006

Doar por caridade libera dopamina, diz estudo
13/10/2006 - "Em se tratando de uma caridade anônima, relacionada a causas das quais não se têm retorno, o que poderia motivar o doador?", questiona reportagem desta quinta-feira na "The Economist". De acordo com a revista, a neurociência explica que doar nos faz sentir bem.

Pesquisadores do National Institute of Neurological Disorders and Stroke, em Bethesda (Maryland), quiseram descobrir as bases neurais de atos altruístas. Eles pesquisaram o cérebro de 19 voluntários enquanto escolhiam se guardariam o dinheiro ou doariam. Os pesquisadores usaram as imagens de uma técnica chamada de ressonância magnética funcional, que mapeia a atividade cerebral em várias partes do cérebro. O resultado foi publicado na "Proceedings of the National Academy of Sciences" (www.pnas.org) desta semana. (segue...) Fonte: Folha online

Dificuldade para dormir pode ser sintoma inicial de parkinson
Dificuldade para dormir ou sonhar pode esconder os primeiros sintomas de uma das mais misteriosas e incapacitantes doenças do cérebro humano: o mal de Parkinson. Além de poder ajudar no diagnóstico da enfermidade, a descoberta ainda explica um sintoma de outro grave problema mental: a esquizofrenia. Segundo os cientistas, as alucinações de esquizofrênicos podem ser sonhos que os pacientes têm enquanto estão acordados. (segue...) Fonte: CidadeVerde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.