Folha questiona presidenciáveis sobre células-tronco
20/10/2006 - A Folha iniciou no dia 8 a série "Candidatos em 20 pontos", na qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) responderão a perguntas formuladas pelo jornal.O objetivo é questionar os presidenciáveis sobre temas de interesse da população. A série termina no dia 27, dois dias antes do segundo turno da eleição. Serão 20 dias, com duas perguntas em cada um.
Pergunta: O sr. é favorável ao uso de células-tronco de embriões humanos em pesquisas científicas?
Lula
O Ministério da Saúde lançou, em 2005, dois editais de pesquisas nessa área com prazo de conclusão em 2007. O primeiro é um estudo multicêntrico com células-tronco adultas, que é pioneiro e o maior do mundo, com investimentos da ordem de R$ 15 milhões. O segundo é um estudo com células-tronco adultas e embrionárias. As pesquisas sobre células-tronco, promovidas pelo Ministério da Saúde, têm como objetivo a realização de terapia celular. Estudos recentes demonstram que o uso de células tronco torna possível a regeneração de outros tecidos, abrindo a possibilidade de cura para inúmeras doenças como Alzheimer, Parkinson e doenças neuromusculares.
Num segundo mandato, esses estudos serão ampliados cada vez mais de modo a possibilitar que os seus resultados beneficiem mais pessoas portadoras de outras doenças e alcancem a população usuária do SUS.
Alckmin
Sim, desde que embriões não sejam gerados para uso na pesquisa, pois isso feriria os princípios éticos que regem a atividade de pesquisa e a medicina. Há certas doenças --como Mal de Alzheimer e esclerose múltipla, entre outras-- para as quais uma grande esperança de cura, hoje, está nas pesquisas com células-tronco embrionárias. Por isso, é necessário apoiar essas pesquisas no país --que, cabe esclarecer, são feitas com células extraídas de embriões de 3 dias, com cerca de 100 células, obtidos como resultado de processo de fertilização assistida e que seriam congelados ou não utilizados. É importante lembrar que os tratamentos por células-tronco são, por enquanto, uma esperança e por isso mesmo é preciso muita pesquisa científica excelente para fazer desta esperança uma realidade.
(segue...) Fonte: Folha de S.Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.