sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Grupo sugere nova estratégia para atacar mal de Parkinson
19/10/2006 - Um estudo do grupo de neurocientistas do brasileiro Miguel Nicolelis, da Universidade Duke, na Carolina do Norte, sugere um novo caminho para tratar o mal de Parkinson. Seu trabalho analisa o papel da dopamina --uma das moléculas responsáveis por transmitir impulsos nervosos-- no controle dos movimentos, uma das funções afetadas pela doença.

A descoberta contraria teorias atuais sobre o Parkinson, caracterizado pela falta de dopamina. Segundo eles, essa molécula não é só um neurotransmissor, pois também coordena um circuito de neurônios motores.

"Imagine uma orquestra executando uma bela sinfonia, com cada instrumento tocando uma parte diferente, mas em harmonia: é assim que o cérebro funciona", exemplifica Nicolelis. (...)

Segundo Rui Costa, co-autor do trabalho, deve haver um meio de tratar Parkinson com "intervenções terapêuticas que restaurem a sincronia normal desses circuitos" usando drogas ou eletrodos. Fonte: Folha de S.Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.