quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Ver para crer
Se alguém, algum dia, me contasse como era o processo de instalação e de avanço da doença de Parkinson, eu não acreditaria. Começando pelos sintomas iniciais (tremores, lentidão, rigidez) até levar à quase total incapacidade física, no curso de 8 a 9 anos, a doença praticamente acabou com minha vida. Eu sempre pratiquei esportes, me alimentei bem, nunca abusei de drogas, casei, tive filhos, um pacato cidadão. A instalação e avanço da doença foram avassaladores, e de nada adiantaram acupuntura, tui na, shiatsu, coenzima Q-10, ginseng, e outras tantas terapias, alimentações e outros tantos complexos vitamínicos e neuro-protetores utilizados nesta corrida contra o tempo. E todo o tempo completamente lúcido (por algum tempo exceto pelo Artane - a pior droga) e boquiaberto, presenciando a minha própria incapacitação.

Agora com a implantação do DBS, viro a página e recomeço uma nova fase. Primeiro assumir que sou paciente e vencer a fase do ajuste fino, previsto para durar 2 a 3 meses. Depois tentar retomar minha vida profissional, pois viver do INSS não dá.

Em uma semana os 1os sinais positivos do DBS já começam a aparecer. Nunca mais houve a flutuação conhecida como “ON” e “OFF” do l-dopa, em que pese tenha que me manter tomando a droga. O DBS estabelece um patamar mínimo de controle motor que dá uma estabilidade corporal. Anteriormente toda a rotina diária ficava na dependência dos ciclos ingestão de l-dopa - efeitos positivos do l-dopa, lembrando que entre uma ingestão e outra, a cada 2 horas, não podia haver a ingestão de alimentos e muito menos proteína animal ou laticínios. Ou seja, sob certos aspectos, estou independente do l-dopa. Posso sair e voltar na hora que quiser, comer o que bem entender! LIVRE!

Alerta
Quando optei pelo implante do gerador de pulsos no lado esquerdo do peito, abaixo da clavícula, não lembrei do cinto de segurança de 3 pontos da posição do motorista. Pressiona exatamente em cima do aparelho, e dói, qualquer que seja a posição do cinto, mais alta ou mais baixa. Aconselharia a quem for aplicar DBS bi-lateral e tiver a intenção de ser mais motorista do que carona, que faça o implante do lado direito. Abraços a todos. Obrigado pelo apoio. A luta continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.