quarta-feira, 20 de junho de 2007

Maioria dos casais dos EUA doaria embriões para pesquisa
20 de junho de 2007 - Dos casais que responderam à pesquisa, publicada na Science, 62% dizem que doariam embriões congelados para estudos sobre células-tronco.

WASHINGTON - A maioria dos casais dos Estados Unidos que têm embriões armazenados em clínicas de fertilidade está disposta a doá-los para estudos científicos, diz uma médica que fez uma pesquisa de opinião sobre o assunto.

"Grande quantidade de pacientes de infertilidade... apóia o uso de embriões em pesquisas, e estas são pessoas que investiram, emocional e financeiramente, nesses embriões", afirma a médica Anne Drapkin Lyerly, da Universidade Duke. (...)

Elas escolheram nove clínicas de fertilização nos EUA e enviaram mais de 2.000 questionários a casais escolhidos ao acaso. Das 1.020 pessoas que responderam que ainda tinham embriões em estoque, 49% disseram que provavelmente doariam alguns ou todos os embriões para a ciência. Quando a pergunta mencionava especificamente pesquisas com células-tronco, a proporção de doadores chegou a 62%.

Esses resultados estão publicados na edição online desta semana da revista Science, e deverão aparecer na edição impressa de 6 de julho. Fonte: Estadão.

Bush veta apoio a estudo com células-tronco
20/06/2007 - É a segunda vez que presidente americano usa objeção ética para barrar lei. Democratas se comprometeram a apoiar pesquisas, que são grande esperança médica.

O presidente norte-americano, George W. Bush, vetou nesta quarta-feira, pela segunda vez, uma lei que previa a expansão das pesquisas com células-tronco embrionárias financiadas pelo governo dos EUA.

Uma maioria de dois terços de votos será necessária no Senado e na Câmara para vencer a oposição de Bush e tornar a medida lei, mas os defensores do projeto admitem que não contam com tal apoio.

Além de vetar essa legislação pela segunda vez em dois anos, Bush emitiu um decreto para incentivar os cientistas a tentar descobrir novas formas de obter células-tronco sem prejudicar embriões humanos. Mas os defensores da legislação afirmam que ela só permitiria aos cientistas usar embriões remanescentes de tratamentos de reprodução assistida, que seriam descartados.

Pouco depois de assumir o governo, em 2001, Bush permitiu que o financiamento federal fosse usado para 78 linhagens de células-tronco então existentes. A maioria demonstrou ter uso limitado. Os democratas prometeram pressionar o governo para ampliar o financiamento federal a esse tipo de pesquisa quando ganharam o controle do Congresso, no ano passado.

A senadora Hillary Rodham Clinton, umas das pré-candidatas democratas à Presidência, criticou a atitude de Bush e afirmou: "Quando eu for presidente, vou suspender a proibição às pesquisas com células-tronco".

Os democratas disseram que precisam de um só voto no Senado para conseguir a maioria de dois terços, mas ainda precisariam conquistar dezenas de votos na Câmara dos Representantes para derrubar o veto de Bush. Fonte: G1.

Cientistas se aproximam da clonagem terapêutica humana
20 de junho de 2007 - Americanos alcançam feito inédito ao criar células-tronco a partir de macacos.

CANBERRA - A clonagem terapêutica para humanos ficou um pouco mais próxima da realidade depois que cientistas dos EUA anunciaram a criação de células-tronco embrionárias a partir de embriões de macacos, algo inédito no mundo.

Em conferência sobre células-tronco na cidade australiana de Cairns, nesta semana, os cientistas contaram que conseguiram criar dois grupos de células-tronco embrionárias a partir de embriões clonados do macaco rhesus.

"Estávamos há tempos procurando essas provas", disse à Reuters o australiano Alan Trouson, do Centro de Células-Tronco da Universidade Monash (Melbourne), pioneiro nesse campo.

"É muito importante ter isso, saber que podemos fazer isso, porque pode resultar em muitas novas linhas celulares que podem nos ajudar a entender algumas doenças complexas." (segue...) Fonte: Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.