REPETECO
"A PERSONALIDADE TíPICA NA DP (III)
Os portadores de DP relatam com muita freqüência que nas consultas médicas são comuns perguntas como: "sua vida era muito agitada? Costumava fazer várias coisas a um só tempo?" Mesmo profissionais convictos que "doenças" por vezes são apenas um "rótulo", freqüentemente atribuem aos parkinsonianos uma vida pregressa "acelerada". Nessa mesma linha de argumentação, que busca no comportamento do próprio paciente a causa da doença, há os que acreditam numa "fuga às responsabilidades", ao serem informados, por exemplo, que o tremor diminui quando o portador de DP retira-se para o campo ou desloca-se para uma praia.
Sobre essa questão Susan Sontag publicou um livrinho que merece ser citado:
"As teorias psicológicas da doença são um meio poderoso de por a culpa no doente. Os pacientes que estão instruídos no sentido de que, involuntariamente, causaram sua própria doença, também estão sendo levados a sentir que eles a mereceram." p. 73
"A noção de que uma enfermidade só pode ser explicada por uma variedade de causas é precisamente característica da maneira de avaliar as doenças cuja causa não é compreendida. E são as doenças das quais se acredita terem múltiplas causas (isto é, doenças misteriosas) que reúnem as maiores possibilidades de serem usadas como metáforas para o que se considera social ou moralmente errado." p. 79
Fonte: SONTAG, Susan. A doença como metáfora. Edições Graal. Rio de Janeiro. 1984.
por marcilioII em 6/27/2003 03:09:00 PM
Deixe seu comentario (sem)"
Este Blog, criado em set/2001, é dedicado às Pessoas com Parkinson (PcP's), seus familiares, bem como aos profissionais da saúde que vivenciam a situação de stress que acompanha a doença. A idéia é oferecer aos participantes um meio de atualizar e de trocar informações sobre a doença de Parkinson e encorajar as PcP's a expressar sentimentos no pressuposto de que o grupo infunde esperança, altruísmo e o aumento da auto-estima. E um alerta: Parkinson não é exclusividade de idosos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.