sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Saber ou não saber?
18/09/2007 - Se você pudesse descobrir, por meio de um exame, se você tem propensão genética a desenvolver alguma doença grave, se submeteria ao teste? Conforme as tecnologias de análise de DNA se tornam cada vez mais acessíveis, cientistas debatem a real utilidade desse tipo de exame.

Nos Eua, por exemplo, um fabricante desse tipo de teste, a Myriad Genetics, patrocinou um polêmico comercial de TV que convoca as mulheres a fazerem um exame que detecta mutações genéticas associadas a câncer de mama e de ovário. A propaganda despertou a atenção da comunidade médica americana e poderá ser investigada pela justiça. Para os críticos, esse tipo de publicidade pode causar preocupação e ansiedade desnecessárias.

O teste da Myriad detecta mutação nos genes BRCA1 e BRCA2. Mulheres que apresentam a mutação têm uma probabilidade de 35% a 84% de desenvolver câncer de mama aos 70 anos de idade e de 10 a 50% de probabilidade de desenvolver câncer de ovário, índices bem mais altos do que os da população em geral. O problema é o custo-benefício do teste. Conforme divulgou o jornal "The New York Times", as mutações genéticas são responsáveis por menos de 10% dos casos de câncer de mama, e apenas 1 em 400 mulheres possuem a mutação. E o preço do exame não é nada amigável: US$ 3.125. A outra questão é a carga psicológica de fazer um teste como esse. Vale a pena se estressar com essa informação, sendo que mesmo existindo uma tendência a doença pode nunca se manifestar? Por outro lado, saber que você possui a propensão pode levar ao diagnóstico precoce e maior chance de cura, caso a enfermidade apareça. (...) Fonte: Blog da Galileu.
(Se o diagnóstico precoce ajudar a combater a doença eficazmente, ou mesmo ajudar a adiá-la, eu não teria dúvida. Mas o pk pode ser combatido eficazmente? Pode ser adiado?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.