sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Decisão beneficia portadores de Mal de Parkinson - PE
16/11/2007 - A partir de agora, a União e o estado de Pernambuco, de forma conjunta ou separadamente, deverão adotar as providências necessárias para proporcionar aos pacientes do Mal de Parkinson a realização de cirurgias neurológicas. A determinação foi feita hoje pelo O juiz federal da 2ª Vara de Pernambuco, Frederico Augusto Leopoldino Koehler. O juiz também indicou a aquisição de equipamentos específicos para o tratamento da doença, sendo tudo custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluído o tratamento pós-operatório, até a recuperação dos pacientes. (segue...) Fonte: Pernambuco.com.

Clonagem terapêutica não é realista, diz "pai" de Dolly
15/11/2007 - A clonagem terapêutica em seres humanos a partir de células-tronco embrionárias, mesmo descontada a questão ética, ainda está bastante distante dos seres humanos.

Para o criador da ovelha Dolly, o pesquisador Ian Wilmut, que comentou artigo publicado pela revista "Nature" a respeito da clonagem de macacos, "não existe nenhuma evidência de que essa nova aplicação da técnica poderá funcionar em seres humanos". Para ele, as limitações para que isso ocorra, do ponto de vista técnico, ainda são grandes.

De acordo com Lygia Pereira, da USP, a prova de que é possível isolar células-tronco embrionárias a partir do blastocisto (embrião em estado inicial de desenvolvimento) deve ser encarada como um estímulo pelos cientistas.

"Muitos céticos afirmavam que esse caminho [de pesquisa] era inviável", comentou a pesquisadora.

Wilmut diz, no entanto, que o uso de células-tronco em grande escala para terapia em humanos "não seria praticável". Para ele, outro objetivo poderá ser perseguido agora, a partir do clone de macacos.

"No nosso afã de usar células específicas para cada paciente em terapia, tendemos a desprezar o fato de que elas [as células-tronco] têm grande valor na pesquisa básica e na descoberta de drogas". É possível usá-las para entender a genética de doenças, por exemplo. (segue...) Fonte: Folha de S.Paulo.

Cientistas dizem estar perto de 'ler' pensamento
15 de novembro, 2007 - Cientistas dos Estados Unidos anunciaram que podem estar muito próximos de "traduzir" o pensamento de um homem que perdeu a fala após um acidente de carro.

Segundo artigo na revista New Scientist, os pesquisadores da Universidade de Boston implantaram eletrodos no cérebro do paciente, Eric Ramsay, que está paralisado, mas consciente, há oito anos. (segue...) Fonte: BBC Brasil.

Passos de macaco nos EUA farão robô andar no Japão
Em palestra no Nobel Fórum, Miguel Nicolelis comenta experimento a ser feito no fim do mês.
15/11/2007 - (...) Graças a esse progresso, hoje cérebros e máquinas se comunicam. Para isso, foi primeiro preciso treinar os macacos para reagir a uma mensagem artificial gerada pelo computador, bem diferente dos impulsos cerebrais normais. E também programar computadores para decifrar os impulsos emitidos pelo cérebro dos macacos. Superada a barreira lingüística, macacos conseguem mover um braço mecânico à distância – basta a intenção de executar o movimento. Agora a equipe de Nicolelis estendeu o feito aos membros inferiores. “Podemos agora sonhar com a possibilidade de as pessoas andarem de novo”, comemora o pesquisador, pensando em pacientes com mal de Parkinson.

Para entender a doença, um dos objetivos principais de sua pesquisa, Nicolelis estuda ratos transgênicos nos quais várias células do córtex motor cerebral enviam impulsos ao mesmo tempo, em vez de alternadamente. O resultado é que os ratos tremem e não conseguem andar. Nicolelis descobriu que é possível estimular regiões do sistema nervoso periférico e dessincronizar os impulsos nervosos. Esse tipo de tratamento já está sendo testado em pacientes humanos e os resultados devem ser enviados para publicação em cerca de dois meses. Nicolelis adianta que o método é promissor e deverá ser aplicável em grande parte dos pacientes de Parkinson, pois não é invasivo e por isso não é contra-indicado para quem já está em estágio avançado da doença. (segue...) Fonte: Revista Pesquisa Fapesp.

Composto ativo do Alecrim pode ser neuroprotetivo
November 15, 2007 — Novas pesquisas sugerem que o ácido carnósico (carnosic acid - CA), o ingrediente ativo na erva alecrim, é neuroprotetivo, sem produzir efeitos adversos graves, característica de muitos fármacos utilizados para tratar doenças neurodegenerativas.

Dois estudos, liderados por Stewart Lipton, MD, PhD, da Burnham Institute for Medical Research, em La Jolla, Califórnia, e Takumi Satoh, MD, PhD, da Iwate University, no Japão, que foram publicadas em outubro de 2007 na edição da Nature Reviews Neuroscience e online em 8 de novembro, no Journal of Neurochemistry, mostram que o AC ativa um novo percurso que protege as células cerebrais de danos por radicais livres, visto em acidentes vasculares cerebrais e outras condições neurodegenerativas, como doenças de Parkinson e Alzheimer. (segue..., em inglês) Fonte: Medscape.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.