domingo, 2 de dezembro de 2007

Quando as proteínas são as vilãs
18 de novembro de 2007 - As proteínas são em geral vistas como necessárias para manter a saúde das pessoas. Essa boa imagem é verdadeira. Mas esses compostos também podem entrar para o 'time adversário' e jogar contra o próprio organismo. Nesse caso, proteínas alteradas ou fragmentos protéicos se acumulam, causando danos nas células que geram doenças.

Esse é o caso de enfermidades bastante conhecidas como o mal de Alzheimer, o de Parkinson e o da vaca louca. Cada uma dessas doenças é causada por uma proteína diferente, mas em todas elas, essas proteínas sofrem alterações que as levam a formar uma estrutura conhecida como fibra amilóide - uma espécie de 'escada' formada pelo empilhamento de uma mesma proteína. (segue...) Fonte: JB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.