sábado, 12 de janeiro de 2008

Desenvolvida nova ferramenta para diagnosticar comprometimento do sistema motor
ScienceDaily (Jan. 12, 2008) — Investigadores da Universidad Politécnica de Madrid estão a desenvolver uma ferramenta que permitirá aos médicos avaliar facilmente o grau e o tipo de tremores causados nos membros superiores por alguns distúrbios neurológicos.

O sistema DIMETER torna mais fácil para os médicos e outros profissionais da saúde avaliar objectivamente os tremores apresentados nas mãos e dedos dos doentes afectados por algumas perturbações que prejudicam as suas habilidades motoras, como Parkinson, Esclerose lateral amiotrofica, ou doença de Charcot-Marie-Tooth.

Para fazer tais medições, o DIMETER utiliza um aparelho eletromecânico, que é controlado pela mão ou dedo do paciente afetado e registra os movimentos e as forças que são geradas. Usando esse dispositivo e um monitor de computador, médicos executam uma série de testes virtuais estáticos e de movimento, como a tentativa de manter a mão em repouso, ou descrevendo um conjunto de movimentos, como uma linha reta ou uma espiral. Em qualquer destes testes um peso pode ser adicionado ao paciente para avaliar o efeito sobre o tremor enquanto o sistema monitora constantemente e registra cada movimento. (segue..., em inglês) Leia aqui, na íntegra, em espanhol, a notícia inicial, datada de lunes, 12 de febrero de 2007.

Antioxidantes: a veces más no es mejor
sábado, 12 de enero de 2008 - Un informe del Instituto de Medicina de los Estados Unidos pone en duda los supuestos beneficios de tomar grandes dosis de antioxidantes, como las vitaminas C y E, y otras, para prevenir las enfermedades y el envejecimiento.

Los antioxidantes contraatacan los efectos adversos en el organismo de formas altamente reactivas del oxígeno y el nitrógeno, conocidos como radicales libres, que se acumulan por el funcionamiento normal del metabolismo. Estas pueden dañar las células y algunos científicos piensan que contribuyen al desarrollo del cáncer, a las patologías cardiovasculares, los problemas de la vista -como las cataratas o la degeneración macular-, el Alzheimer y el Parkinson, y algunas complicaciones de la diabetes. (segue..., em espanhol) Fonte: Correo del Caroní.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.