terça-feira, 29 de janeiro de 2008

PARKINSON E JOGOS DE AZAR

USO DE AGONISTA DE DOPAMINA E DISTÚRBIOS DO CONTROLE DE IMPULSOS

Reduzir o uso do agonista da dopamina (dopamine agonist – DA) melhora comprovadamente distúrbios do controle de impulsos (Impulse Control Disorder - ICD), revela pesquisa.

Os autores concluiram: "Em pacientes que apresentam distúrbio de controle de impulsos (Impulse Control Disorder - ICD) no contexto do tratamento com agonistas da dopamina (dopamine agonist – DA), interromper ou diminuir significativamente a dose de DA, mesmo quando compensada por um aumento de levodopa, está associado à diminuição da intensidade ou à redução significativa dos comportamentos de ICD sem agravamento dos sintomas motores."

Dezoito pacientes com doença de Parkinson (DP) com ICD, tanto ativa como em remissão foram identificados para o estudo. Quinze se ofereceram para entrevistas por telefone (Fase 2), realizadas em media 29 meses após o diagnostico inicial de ICD ou época do pico dos sintomas de ICD (Fase 1).

Os pacientes responderam ao questionário Minnesota para entrevista sobre distúrbio de impulso e entrevista clínica semi-estruturada, incluindo o escore pessoal de mudança nos sintomas do ICD.

No primeiro momento, todos os pacientes tomavam o agonista da dopamina. Pacientes que acusaram jogo de azar compulsivo: 8; sexualidade: 7, e compras: 3. Num segundo momento 2 de 7 pacientes pararam de usar agonista, 5 diminuiram suas doses de DA, e 3 nada alteraram. Os pacientes ao reduzirem a dose de DA aumentaram a dose de levodopa na quantidade correspondente.

O escore médio Unified Parkinson Disease Rating Scale (UPDRS) não mudou entre a fase 1 e 2. Todos os pacientes que pararam de usar os DA´s tiveram remissão completa dos sintomas do ICD. Pacientes que diminuíram suas doses de DA tiveram tanto remissão total como parcial. De três pacientes que não reduziram sua dose de DA, um permaneceu com todos os sintomas, um teve remissão parcial e um teve remissão total.


Fonte:

Daniel Weintraub; Andrew D. Siderowf; Marc N. Potenza; Joseph Goveas; Knashawn H. Morales; John E. Duda; Paul J. Moberg; Matthew B. Stern

Association of Dopamine Agonist Use With Impulse Control Disorders in Parkinson Disease

Arch Neurol, Jul 2006; 63: 969 - 973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.