segunda-feira, 24 de março de 2008

Descoberta proteína que impede recuperação de tecido neuronal
Madri, 24 mar - Uma equipe de pesquisadores descobriu uma proteína-chave para controlar um processo celular que impede, em algumas ocasiões, a recuperação do tecido neuronal afetado por doenças do sistema nervoso nas quais ocorre uma inflamação, como Alzheimer, Parkinson ou derrame cerebral.

Os cientistas identificaram e conseguiram bloquear uma proteína (a citocina pró-inflamatória IL-15) que ativa as células da glia.

Em estado de repouso, este último tipo de célula realiza funções de reparação do tecido neuronal, disse à Agência Efe o pesquisador Diego Gómez, membro da equipe do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC).

As células da glia são ativadas quando ocorre uma inflamação das células neuronais.

Embora inicialmente sua mudança funcional contribua para reparar a lesão, com o tempo são produzidas substâncias que impedem, em algumas ocasiões, a regeneração dos neurônios e de suas conexões, contribuindo para tornar crônicas as doenças, afirmou Gómez.

Ao bloquear com um anticorpo a proteína identificada, os cientistas conseguiram frear a reativação das células da glia.

Com isso, acrescentou, impediram que se formasse a barreira de substâncias que impede a reparação do tecido para dar a este "a oportunidade de se regenerar".

A descoberta é importante, segundo o cientista, porque a molécula descoberta é relevante.

"Só bloqueando esta proteína, conseguimos reduzir a reatividade das células da glia", mas Gómez previu que isto também pode ser alcançado bloqueando outras proteínas. Fonte: G1.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Perda de olfato pode ser prenúncio do mal de Parkinson
24/03/2008 - Dificuldade de sentir cheiros ocorre quatro anos antes da doença. Descoberta pode ajudar a diagnosticar a doença mais cedo.

Cientistas descobriram que nos pacientes que desenvolvem a doença de Parkinson o olfato diminui ou mesmo desaparece alguns anos antes. Em uma pesquisa divulgada na última edição da revista "Annals of Neurology", médicos do Havaí conseguiram identificar um sintoma precoce dessa doença, anterior aos problemas motores que a caracterizam. (segue...) Fonte: G1.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Médicos británicos instan a apoyar ley sobre embriones híbridos criticada por católicos
24/03/2008 - Contempla la creación de embriones híbridos que combinan ADN de animales y seres humanos, destinados a la investigación con fines terapéuticos.

El debate sobre la polémica ley británica de investigación con embriones híbridos se reavivó hoy con una carta enviada por más de 350 organizaciones médicas a los parlamentarios del Reino Unido, en la que les instan a votar a favor de la legislación a la que se oponen los católicos.

La Asociación de Organizaciones de Investigación Médica (AMRC), que agrupa a 223 entidades sin ánimo de lucro, y el Grupo de Interés Genético (GIG), que reúne 130 organizaciones de apoyo a personas con transtornos genéticos, firman un documento con el que buscan rebatir los argumentos quienes critican la iniciativa.

El proyecto de ley de investigación embrionaria y fertilidad, que se someterá a votación en la Cámara de los Comunes en las próximas semanas, contempla la creación de embriones híbridos, que combinan ADN de animales y seres humanos, destinados a la investigación con fines terapéuticos. (segue..., em espanhol) Fonte: Tercera-cl.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Ministro britânico defende polêmica lei sobre pesquisas com células-tronco
23/03/2008 - Posição foi tomada neste domingo (23) pelo ministro britânico de Saúde, Alan Johnson. Igreja Católica critica a medida.

O ministro britânico de Saúde, Alan Johnson, defendeu neste domingo (23) o polêmico projeto de lei do governo trabalhista sobre pesquisas embrionárias e fertilidade, frente às duras críticas da Igreja Católica.

O projeto legislativo, que se submeterá a votação na Câmara dos Comuns nas próximas semanas, contempla a criação de embriões híbridos, que combinam DNA de animais e seres humanos, destinados à pesquisa com fins terapêuticos.

Em declarações a vários meios de imprensa, Johnson afirmou hoje que é uma "distorção dizer, como fez a igreja católica neste país, que a iniciativa governamental produzirá 'Frankensteins' ou 'monstros híbridos'".

Segundo o ministro, o projeto de lei pode ajudar a conseguir tratamentos para curar doenças como o Alzheimer ou o Parkinson. (segue...) Fonte: G1.
Lá é mais fácil. A igreja "oficial" é a anglicana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.