domingo, 13 de abril de 2008

Comer bem começa pelas panelas - 13/04/2008 - Muito tem se falado sobre a importância de uma alimentação saudável na vida de qualquer ser humano, mas a discussão dificilmente aborda uma outra questão tão importante para a saúde como a comida que ingerimos. São as panelas usadas no preparo desses alimentos. (...) Há três décadas, pesquisadores levantaram a suspeita de que a ingestão do alumínio, liberado na comida, estaria relacionada com a incidência dos males de Alzheimer e de Parkinson. (...) O ferro ajuda na absorção e distribuição do calor, enquanto a louça e o vidro não permitem que o alimento grude na panela, facilitando assim a limpeza. (segue...) Fonte: Jornal da Cidade.

O artigo acima, no que toca ao ferro, é contraditado por este => Estudo aponta elo entre consumo de ferro e mal de Parkinson. e daí?
_____________________________________________
Cientista usa drogas para "turbinar" desempenho 11/04/2008 - Uma enquete com 1.400 cientistas realizada na internet pela revista britânica "Nature" revela que já está disseminado na comunidade acadêmica o uso de drogas para melhorar o desempenho intelectual. Um em cada cinco entrevistados disse já ter feito uso "instrumental" de remédios que normalmente são usados para tratar problemas psiquiátricos.

A droga mais popular entre os cientistas, ao que parece, é a Ritalina, usada para tratar crianças com TDAH (transtorno do déficit de atenção por hiperatividade). Segundo entrevistados, ela melhora a capacidade de concentração para estudos e pode valer a pena mesmo tendo efeitos colaterais.

A enquete da "Nature" sobre o assunto foi iniciada no começo do ano, motivada por um artigo de pesquisadores da Universidade de Cambridge sobre aspectos socais e éticos desse novo fenômeno. A idéia do trabalho veio de um editorial da própria "Nature", que defende a pesquisa de drogas com propósito específico de melhorar desempenho acadêmico.

A revista --influente em praticamente todas as áreas da ciência-- recebeu tantos comentários sobre o trabalho que decidiu fazer uma sondagem própria. A enquete divulgada ontem não tem valor de censo --o questionário era voluntário--, mas revela o que parece ser um fenômeno emergente na maior comunidade científica do mundo, a dos EUA (de onde vieram 70% das respostas). (segue...) Fonte: Folha de São Paulo.

A propósito: RITALINA PODE MELHORAR SINTOMAS DE PARKINSON (post de 08/05/2004), e além disso, seria neuroprotetora (em inglês).
_____________________________________________
Empresa apresenta roupa-robô que amplia a força do usuário sexta-feira, 11 de abril de 2008 - O traje, chamado Hal, está equipado de vários sensores que percebem os movimentos do corpo.

TÓQUIO - Uma empresa japonesa apresentou, em um evento em Tóquio, uma espécie de roupa-robô cujo objetivo é facilitar os movimentos de idosos e de deficientes físicos.

Quando o indivíduo coloca a roupa, chamada de Hal, vê sua força aumentar de forma considerável, o que faz o inventor Yoshiyuki Sankai afirmar que o dispositivo será muito útil para pessoas da terceira idade.

A roupa robô, que parece algumas das invenções vistas nos mangás - histórias em quadrinhos japonesas -, também poderá ser usada em programas de reabilitação para pessoas com deficiências físicas. (segue...) Fonte: O Estado de São Paulo.

Veja o vídeo:

Obs.: Se virem um na rua, não se assustem. Ainda s(t)erei um destes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.