sábado, 12 de abril de 2008

Especialistas alertam para crescimento de casos de mal Parkinson 11/04/2008 - O envelhecimento da população no mundo deve provocar um aumento significativo dos casos de mal de Parkinson, gerando grande demanda para os sistemas de saúde nas próximas décadas, alertaram especialistas nesta sexta-feira (11), no Dia Internacional do mal de Parkinson.

Os especialistas afirmam que a crescente incidência do mal, além de outras doenças neurodegenerativas, vai provocar uma carga extra para as redes de saúde, que já se encontram saturadas.

Em muitos países, os pacientes possuem uma grande dependência dos serviços de assistência voluntária devido à "falta de recursos institucionais apropriados, consistentes e acessíveis", afirmou Mary Baker, presidente da Sociedade Européia do mal de Parkinson.

Com o envelhecimento da população, "o custo será astronômico para as nações que não tomarem ações imediatas", disse.

Os especialistas afirmam que o Dia Internacional do mal de Parkinson é uma forma para desmistificar crenças que se tem sobre a doença, que afeta cerca de 6,5 milhões de pessoas em todo o mundo.

James Parkinson, médico inglês que diagnosticou pela primeira vez a doença, chamou o mal de "paralisia tenebrosa".

Os sintomas da doença incluem rigidez muscular, dificuldade para iniciar movimentos, falta de equilíbrio e lentidão nas ações voluntárias.

"No mundo atual é necessário se mover rapidamente, comunicar-se por linguagem corporal e das emoções', diz o psiquiatra francês Philippe Nuss, do hospital Saint Antoine de Paris. "E o Parkinson ataca justamente nessas três áreas", afirma.

Para Marie Vidhaillet, neurologista do hospital parisiense Pitié Salpetrière, viver com essa enfermidade é como um clima instável, com uma seqüência de dias bons e ruins. "É preciso aprender a viver com ela [a doença] sem sucumbir." (segue...) Fonte: Folha de São Paulo.
_____________________________________________
Infecção respiratória é a principal causa de morte de portadores de Parkinson 12/04/2008 - Estudo da Faculdade de Medicina da Ufba pode aumentar sobrevida de pacientes.

A infecção respiratória é a principal causa de óbito dos pacientes com mal de Parkinson. Esta disfunção ocorre porque o portador da doença não engole de forma adequada e aspira partículas de alimentos, que descem pela traquéia. Estes indivíduos têm um risco dez vezes maior de desenvolver infecção respiratória. A descoberta da Divisão de Neurologia e Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Ufba, que pode aumentar a sobrevida dos portadores da patologia, foi revelada ontem, Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Parkinson. (segue...) Fonte: Correio da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.