Com células reprogramadas para se comportarem como células-tronco, um grupo de cientistas conseguiu reduzir os sintomas do mal de Parkinson em ratos, de acordo com um estudo publicado no início desta semana nos Estados Unidos. Nesta sexta-feira (11), o mundo lembra o Dia Mundial da Doença de Parkinson.
A técnica utilizada pelos pesquisadores do Instituto Whitehead, dos Estados Unidos, é a mesma que virou manchete nos jornais do mundo todo em novembro de 2007 ao abrir uma porta para o fim da necessidade de se usar embriões nas obtenção de células-tronco pluripotentes, aquelas que são capazes de se transformar em qualquer tecido do corpo. Essas células, chamadas de “induzidas”, “reprogramadas” ou ainda “iPS”, ainda estão em um estágio muito inicial de pesquisas e uma das principais dúvidas dos cientistas é saber se elas de fato poderão ser aplicadas medicamente. (segue...) Fonte: G1.
_____________________________________________
Bundestag vota a favor de dar más de margen a experimentos con células 11-04-2008 - El Bundestag votó hoy a favor de dar un mayor margen a los experimentos con células madre embrionarias y se pronunció a favor de ampliar el calendario en el que está permitida la investigación con este material genético. (segue...) Fonte: Terra-es._____________________________________________
_____________________________________________
Doença de Parkinson é tema de evento 10/04/2008 - Sensação de medo. Essa foi a primeira reação do securitário Carlos Oliveira, 55 anos, ao descobrir, em 2002, que era portador da doença de Parkinson. Sua segunda atitude foi buscar informações na internet. E foi por meio da rede que ele conheceu Ailton Sampaio e outras quatro pessoas com a doença, que passaram a se reunir todas as segundas-feiras para trocar informações e apoio.Este foi o embrião da Associação Bahiana de Parkinson e Alzheimer (Abapaz), criada há dois anos e que promove nesta sexta, em Salvador, um evento que marca o Dia Mundial da Doença de Parkinson. A data é lembrada por associações de nove cidades (além de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Piracicaba, Florianópolis e Porto Alegre). (segue...) Fonte: A Tarde-Bahia.
_____________________________________________
Dia Mundial da Doença de Parkinson: Que «hoje» seja sempre que o homem queira! 2008-04-11 - Por Tiago Fleming Outeiro
Já passaram 191 anos desde que James Parkinson fez a primeira descrição de um caso de doença de Parkinson. É uma perturbação degenerativa progressiva do sistema nervoso, sem causa conhecida, caracterizada pelo tremor em repouso, a lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular. Estima-se que afecte 20 mil portugueses. A sua incidência aumenta com a idade constituindo esta, só por si, um factor de risco.O conhecimento que temos sobre a doença tem avançado muitíssimo, em especial nos últimos dez anos, quando foi descoberto o primeiro gene associado à doença. Actualmente já são conhecidos dez. (segue...) Fonte: Ciência Hoje-pt.
_____________________________________________
Nova geração de remédios melhora vida de pacientes com Parkinson 11/04/2008 - Esta sexta-feira (11) é o Dia Mundial da Doença de Parkinson. Descoberta há mais de 190 anos, enfermidade continua um mistério.
Esta sexta-feira (11) é o Dia Mundial da Doença de Parkinson, uma enfermidade que segue tão misteriosa, sem causa ou cura conhecidas, desde que foi descoberta, há 191 anos, pelo médico James Parkinson. Apesar disso, uma nova classe de medicamentos está melhorando a vida dos pacientes que convivem com a doença -– controlando os sintomas por mais tempo e de forma mais efetiva. (segue...) Fonte: G1.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.