quarta-feira, 9 de abril de 2008


Evento abre Semana de Parkinson em Curitiba
A Associação dos Portadores de Parkinson do Paraná (APPP), com o apoio da farmacêutica Roche, abre amanhã (09) a Semana de Parkinson em homenagem ao Dia Mundial do Parkinsoniano, 11 de abril.

Serão quatro dias de atividades, que contarão com apresentações de canto, dança e poesia ministradas pelos próprios portadores da doença, além de palestras informativas com especialistas. O evento tem como objetivo alertar a população sobre a Doença de Parkinson, que atinge hoje cerca de 200 mil brasileiros.

A doença afeta principalmente pessoas acima dos 50 anos e compromete o cérebro, diminuindo a produção de dopamina, substância responsável pelo controle dos movimentos. Os principais sintomas são rigidez muscular, lentidão e tremores.

Como não existe um exame específico para diagnosticar o Parkinson, é muito importante ficar atento às manifestações. Apesar de não levar à morte, trata-se de uma enfermidade crônica, progressiva e que não tem cura. Por isso, o acompanhamento médico e o tratamento são fundamentais. A terapia correta combate os sintomas e pode retardar a evolução da doença, permitindo ao paciente controlar melhor os movimentos e dando mais qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.