Enquanto o Brasil aguarda o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as pesquisas com células-tronco embrionárias, ainda sem data para ocorrer, um gaúcho está prestes a viajar para a China em busca de uma esperança.
Portador de atrofia espinhal progressiva, uma síndrome genética que o deixou em uma cadeira de rodas e rouba aos poucos suas forças, o programador de internet Felipe dos Santos, 26 anos, de Santa Maria, se submeterá em Pequim a um transplante com células do sistema olfativo de embriões, autorizado naquele país.
Santos embarca em 28 de maio, e a cirurgia está marcada para 2 de junho. Mesmo sem garantias de cura, ele acredita que vale a pena investir no tratamento experimental, pelo qual pagará cerca de R$ 40 mil, sem contar o valor das passagens.
- Hoje estou mexendo só um braço, tenho dificuldades até para erguer um copo dágua, preciso de auxílio. Se eu não tentar, vou passar a vida inteira pensando, qualquer melhora é válida - acredita.
Tudo começou quando ele assistiu a uma reportagem, no ano passado, falando sobre os bons resultados obtidos por um médico especialista em neuro-regeneração, a partir de células do bulbo olfativo de embriões. A China é um dos únicos países do mundo onde esse tipo de tratamento é realizado em pacientes - as nações ocidentais só fazem pesquisas, a maioria com animais. Devido à superpopulação chinesa e à lei que autoriza apenas um filho por casal, os embriões abortados no país são destinados à ciência.
Santos viajará em companhia de seu amigo e sócio Robson Alexandre de Lima e deve ficar um mês na China, em recuperação. O transplante será feito com a inserção, na medula óssea, de 1 milhão a 2 milhões de células-tronco do nervo olfativo. (segue...) Fonte: Zero Hora.
oi sou brazileira moro na bahia pois gostaria de faser um tlanspante
ResponderExcluirpois ha 1 ano descobri que era portadoura do mal da [ ELA ]
como fazer para ir air fazer o tlanspante por favor
me avisem
EMEIO --MARALIMAM@hotimail.com