quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Pesquisa ajuda no combate ao Mal de Parkinson
04/09/2008 - Uma doença difícil de tratar e ainda incurável faz parte do cotidiano de muitos baianos. Na Bahia, cerca de dez mil pessoas têm o Mal de Parkinson, um problema que compromete os movimentos do corpo. O sintoma mais conhecido é o tremor nas mãos.

Agora, uma pesquisa que está sendo feita na Universidade Federal da Bahia (UFBA) tenta descobrir se os parentes de quem tem Mal de Parkinson também podem desenvolver a doença.

O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa que atinge o Sistema Nervoso Central por causa da falta de uma substância conhecida como Dopamina. A patologia, que além de afetar os movimentos, causa problemas respiratórios e na digestão dos alimentos.

Os pacientes que têm Mal de Parkinson ou as pessoas que têm propensão a ter a doença, em geral, apresentam um sintoma bem peculiar: elas passam a ter perda no olfato. Por isso, um teste está sendo realizado na UFBA.(segue...) Fonte: iBahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.