![](http://www.patientslikeme.com/images/scrn_sharefindlearn.png)
PACIENTES IGUAIS A MIM
É um programa de computador que administra online informações sobre portadores de doenças, seu diagnóstico, sintomas, tratamentos, constrói séries históricas sobre a evolução de indicadores, através de tabelas e gráficos, compara e ajuda a compartilhar essas informações dentro do grupo de pessoas com problemas semelhantes inscritas no site.
O sistema permite a procura de portadores iguais a gente, com o mesmo tipo e tempo de doença, com os mesmos sintomas, tipo de tratamento e ainda segundo o local de residência, sexo, idade, etc. Daí o seu nome: Pacientes iguais a mim (PatientsLikeMe).
O site oferece ambientes (fórum e webmail) para troca de informações entre portadores e permite que o médico e o cuidador acompanhem e participem de sua evolução. O sistema gera, inclusive, uma planilha que pode ser impressa e levada ao médico nas consultas, para melhor acompanhamento da progressão dos indicadores.
O PatientsLikeMe é um sistema aberto, com um alto grau de sofisticação tecnológica, porém, bastante amigável. Talvez seja a maior novidade em termos de monitoramento em rede de pacientes e acompanhamento de tratamentos, valorizando e respeitando a individualidade das pessoas e profissionais envolvidos. (veja o que diz o blogueiro Bruno Altieri) Ele inova sobretudo ao oportunizar acesso a uma ferramenta segura de acompanhamento de tratamentos e de aprofundamento da relação médico/paciente/cuidador.
É possível que no primeiro momento o usuário encontre alguma dificuldade para entender e dominar o funcionamento do programa. Até porque o idioma empregado é o inglês. Sendo esse o caso, me ocorre sugerir a formação de pequenos grupos de PcP em reuniões presenciais até que se sintam seguras para atuar virtualmente na web pilotando o PatientsLikeMe.
A dica sobre a criação do PatientsLikeMe está no post que Baldoino publicou no blog da ABP, ontem, dia 2/10/08, transcrevendo uma noticia que saiu na revista Seleções deste mês: “QUEM VOCÊ É? E O QUE VOCÊ TEM?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.