sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pesquisa: pessoas dispersas são mais infelizes
Segundo o relatório, passamos quase a metade do nosso tempo divagando
11/11/2010 - Talvez você deva ouvir os conselhos daquele professor de ioga, que sempre diz que é necessário concentrar-se no momento. Um estudo divulgado nesta quinta-feira nos Estados Unidos sugere que as pessoas gastam quase metade do tempo imaginando que gostariam de estar em algum outro lugar ou fazendo alguma outra coisa, e esta perpétua dispersão da mente as torna infelizes.

— A mente humana é uma mente dispersa, e uma mente dispersa é uma mente infeliz — escrevem os psicólogos Matthew Killingsworth e Daniel Gilbert, da Universidade de Harvard, na revista científica Science.

A pesquisa acompanhou 2.250 pessoas através de seus iPhones. Um aplicativo foi desenvolvido para perguntar aos voluntários o quanto felizes eles estão dependendo do lugar onde se encontram, o que estão fazendo, o que estão pensando e se o pensamento é agradável ou não. O programa dirigia as perguntas ao usuário em horários aleatórios ao longo do dia.

De acordo com os cientistas, foi constatado que o pensamento das pessoas estava divagando em 46,9% do tempo. Os voluntários declararam-se mais felizes quando faziam sexo, se exercitavam ou estavam conversando. Por outro lado, declararam-se mais infelizes quando usavam o computador em casa, descansavam ou trabalhavam. (segue...) Fonte: Clic RBS. Aqui => no Estadão, com críticas à pesquisa.
Aplicativo para iPhone usado na pesquisa está disponível para download, em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.