Remédios mais eficientes
Pesquisa da USP-RP Laboratório de Nanotecnologia desenvolve nanocarregador que possibilita uma ação maior de medicamentos
Sexta-Feira, 05 de Novembro de 2010 - O Laboratório de Nanotecnologia da USP Ribeirão Preto desenvolveu um nanocarregador capaz de aumentar a eficiência de diversos medicamentos. Os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o processo de fabricação da nova ferramenta já está patenteado. O nanocarregador funciona como uma cápsula microscópica que leva o medicamento por meio da corrente sanguínea e libera-o somente nas células doentes, evitando assim problemas como efeitos colaterais.O coordenador do estudo, Antonio Cláudio Tedesco, explica que já existem outros nanocarregadores, mas que funcionam somente para um tipo específico de medicamento. "Eles trabalham com moléculas grandes. Já o desenvolvido aqui é capaz de trabalhar com moléculas pequenas, o que aumenta a possibilidade de aplicar em diversos medicamentos", disse.
Doenças como câncer de pele e Parkinson possuem medicamentos com nanotecnologia que são aplicados em forma de pomada ou injetados. "Não compensa usar um nanocarregador em comprimidos, pois a pílula já é um carregador e precisa passar pelo estômago, o que tira o foco do medicamento", contou Tedesco. (segue...) Fonte: Gazeta de Ribeirao.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.