sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Remédios mais eficientes 
Pesquisa da USP-RP Laboratório de Nanotecnologia desenvolve nanocarregador que possibilita uma ação maior de medicamentos
Sexta-Feira, 05 de Novembro de 2010 - O Laboratório de Nanotecnologia da USP Ribeirão Preto desenvolveu um nanocarregador capaz de aumentar a eficiência de diversos medicamentos. Os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o processo de fabricação da nova ferramenta já está patenteado. O nanocarregador funciona como uma cápsula microscópica que leva o medicamento por meio da corrente sanguínea e libera-o somente nas células doentes, evitando assim problemas como efeitos colaterais.

O coordenador do estudo, Antonio Cláudio Tedesco, explica que já existem outros nanocarregadores, mas que funcionam somente para um tipo específico de medicamento. "Eles trabalham com moléculas grandes. Já o desenvolvido aqui é capaz de trabalhar com moléculas pequenas, o que aumenta a possibilidade de aplicar em diversos medicamentos", disse.

Doenças como câncer de pele e Parkinson possuem medicamentos com nanotecnologia que são aplicados em forma de pomada ou injetados. "Não compensa usar um nanocarregador em comprimidos, pois a pílula já é um carregador e precisa passar pelo estômago, o que tira o foco do medicamento", contou Tedesco. (segue...) Fonte: Gazeta de Ribeirao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.