sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Faltam medicamentos de alto custo / Sorocaba / SP

Dezoito prefeituras cobram explicações e solução
19/08/2011 - A falta de medicamentos de alto custo para pacientes em tratamento mobiliza representantes das secretarias de saúde de 18 cidades da região de Sorocaba. (...)

Para evitar que os pacientes da região desloquem-se até a farmácia de alto custo do Hospital Regional parte dos 48 municípios abrangidos pelo DRS 16 instalaram assistências farmacêuticas que retiram os remédios no Hospital Regional, que atua como polo distribuidor, e levam para os pacientes que retiram nas cidades onde moram. Em Votorantim inclusive há um serviço com moto mantido pela Prefeitura que leva até a porta da casa do paciente. Segundo o médico Leme, cerca de 600 dos 1.600 pacientes atendidos com medicamentos de alto custo apenas em Votorantim estão sendo prejudicados com a falta de medicamentos. Ele cita que o Estado deixa de entregar remédios para tratar de doença de parkinson, colesterol, asma, epilepsia, alergia à lactose. "Uma pessoa com crise de asma vai parar no Hospital e pode morrer, igual a um epiléptico que tenha um ataque muito forte e precise para na UTI", enfatiza Leme.

Para o Estado as faltas de remédios de alto custo nas farmácias são pontuais e podem ocorrer por diversos fatores, como escassez de matérias primas, atrasos por parte de fornecedores e problemas logísticos, entre outros. Dos medicamentos em falta, 10 deles chegarão em aproximadamente 15 dias. O restante até o início de setembro, segundo prazos informados pelos fornecedores. O médico em Votorantim afirma que é comum o Estado justificar que os laboratórios atrasaram a entrega. "E o que tem a ver o paciente com isso?", questiona alegando que nessas situações o governo poderia multar ou adquirir os remédios da empresa que ficou em segundo lugar no processo de concorrência (licitação). Enfatiza que essa situação agrava a situação de saúde do paciente. (segue...) Fonte: Portal Cruzeiro do Sul.

Um comentário:

  1. A Farmácia alto Custo de Sorocaba é uma vergonha. Nunca tem todos remédios receitados pelo médico,
    As atendentes da Farmácia também é uma lástima. Quem comanda tudo é uma senhora por nome Zaida, a qual fornece as senhas para retiradas de remédios, dos quais nunca têm. Atende muito mal, com cara arrogante como se estivéssemos pedindo favor. Olha aqui Dona Zaida, não é favor é dever da senhora e um direito do cidadão; se a senhora não sabe. A senhora é empregada do Estado, portanto é nossa funcionária, porque nós é que sustentamos o Estado. Entendeu?

    ResponderExcluir

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.