sábado, 10 de setembro de 2011

10 efeitos colaterais de medicações comuns

9.09.2011 - Você com certeza já viu um comercial de remédio. Por obrigação, há sempre o aviso dos possíveis efeitos colaterais: diarréia, visão turva, etc. Alguns desses efeitos ninguém ouviu falar, o que dá a impressão de que não acontece nunca. Eis que eles podem ser bizarros (para não dizer nojentos), e, apesar de raros, há um motivo para estarem listados como possíveis efeitos colaterais. Confira: (...)

2) ALUCINAÇÕES

Drogas: Chanpix, Mirapex, Lariam (mefloquina)
Usadas para: assistência em parar de fumar (Champix), tratamento do mal de Parkinson (Mirapex) e prevenção e tratamento da malária (Lariam).

Todos estes medicamentos têm uma coisa em comum: causam alucinações como efeito colateral, embora este efeito no medicamento Champix esteja mais na categoria de distúrbio do sono, com sonhos vívidos que certamente parecem alucinações. O Lariam foi inventado pelo exército americano para o tratamento e prevenção da malária, no entanto pacientes relatam ter visto alucinações terríveis e se engajado em comportamentos psicóticos violentos. Tanto que a Administração de Drogas e Alimentos exige que potenciais doentes sejam examinados contra histórico de psicose e/ou depressão antes da droga poder ser administrada. Quanto ao Mirapex, muitos pacientes relataram ter visto “cobras subindo pelas paredes”, bem como “pessoas em armários”. Julgue você. (segue...) Fonte: Hype Science.
Lembro que no Brasil o Mirapex foi interrompido e substituído pelo Sifrol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.