segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Incapacidade das células cerebrais pode ser causa da Doença de Parkinson

Uma equipe de pesquisadores de vários países identificaram uma nova causa genética para a doença de Parkinson, que pode estar relacionada com a incapacidade das células cerebrais de controlar o cansaço biológico.

12 de setembro de 2011 - O estudo, publicado na edição de setembro do American Journal of Human Genetics, continua a posicionar a doença de Parkinson como um distúrbio complexo influenciado por múltiplos genes, afirmam os neurocientistas da Mayo (campus de Jacksonville), que fazem parte da coordenação do estudo.

Apesar de que até o momento, somente um pequeno número de famílias ter sido identificada com esta forma de Parkinson, os cientistas afirmam que o estudo proporciona uma compreensão direta sobre como o gene EIF4G, pode levar as células cerebrais à morte, resultando na doença de Parkinson e em outros distúrbios neurodegenerativos correlatos.

“Este gene é diferente dos outros já associados à causa da doença de Parkinson porque controla os níveis de proteína que ajudam uma célula a lidar com diferentes formas de “stress” que geralmente acontece com o envelhecimento das células”, afirma Justus C. Dachsel, Ph.D., neurocientista da Mayo e coautor do estudo.

“Pela função este gene, esta descoberta abre um nova área de pesquisa em Parkinson e outras doenças neurodegenerativas”, afirma o coautor do estudo , Owen Ross, Ph.D., neurocientista da Mayo Clinic. “As informações que conseguimos sobre como as mutações no EIF4G1 podem levar à morte da célula pode nos ajudar a desenvolver novas terapias para tratar ou diminuir a progressão da Doença de Parkinson”.

O estudo começou com a identificação por pesquisadores da França de uma grande família no nordeste da França com doença de Parkinson hereditária.. Os pesquisadores descobriram que a mesma mutação EIF4G1 nesta família e em outras famílias dos EUA, Canadá, Irlanda e Itália afetadas pela doença.

Algumas informações sobre a proteína EIF4G1 já são conhecidas. Por exemplo, quando uma célula é submetida a um stress, a proteína EIF4G1 ajudar iniciar a produção de outras proteínas que ajudam a célula a lidar com este stress. Tal stress da célula ocorre naturalmente à medida que a pessoa envelhece e se uma célula do cérebro não pode responder adequadamente morre. A incapacidade de adaptação levou à doença de Parkinson nas famílias afetadas, afirma Dr. Dachsel. (segue...) Fonte: Bagarai Ciência e Saúde. Leia também na Revista Veja de 14/09/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.