domingo, 11 de dezembro de 2011

Limbo digital

Em papos isolados com o Marcílio, Badu e Íris conversou-se do porquê da pequena participação das PcP’s dos chats, blogs, na internet em geral. A revista Época de 31 de outubro, na interessante reportagem “A internet faz mal ao cérebro?”, ajuda neste entendimento, citando entre outros pesquisadores, Karl Friston, Eyal Ophir, António Damásio, e divulgando o conceito de imigrantes e nativos digitais, que estendo.

O Parkinson é uma doença degenerativa que incide predominantemente em pessoas com mais de 60 anos. Em regra essas pessoas em sua grande maioria são imigrantes digitais (são de uma geração pré-internet), não tem a intuição com as ferramentas e aí não participam por temor de errar, por questões relativas à exclusão digital, financeiras e às limitações impostas pela própria doença. Em contrapartida os mais jovens, os nativos digitais, que tem mais facilidade e intimidade com a web, ainda não tem o parkinson manifesto, e dedicam-se a outras atividades “internéticas”.

Há os que ficam no limbo digital, conceito que ora invento, entre os imigrantes e os nativos, que foram atingidos precocemente pela doença, como é o meu caso p.ex. Comecei aprendendo lógica Booleana no colégio, Fortran na faculdade, e fazendo auto-didáticos programas num “pseudo” Basic na HP 25, 29 e depois 41 CV, após usando WordStar e Lotus 1,2,3; Netscape Navigator. Não existia o Google. Para encurtar a história, o Word, Excel e Chrome atuais. Ainda me atrapalho bastante com computadores e smartphones, no blog me obriguei a evoluir um pouco.

Noto infelizmente que estas gerações, a do limbo, e a nativa, estão chegando e engrossando a tropa, afinal hoje já seriam 200 mil brasileiros (na maioria de imigrantes), sem termos chegado à cura e estarmos dispensando um tratamento terceiro mundista às vítimas. Nossa tropa de PcP’s incluídos digitais está aumentando muito e os governos sonegam os medicamentos gratuitos básicos e não modernizam o rol, aí incluíndo-se o Sifrol ER (extended release). Urge que lutemos!
[ ]’s

4 comentários:

  1. Hugo temos em nossas mãos uma poderosa ferramenta que muito pode nos ajudar a resolver problemas como à falta de medicamentos.
    Entendo perfeitamente as limitações de nossos amigos com anos de doença e sei que temos que ter paciência, mas é preciso cutucar, nossa rede de informações é grande e vem fazendo um excelente trabalho, estar todos no mesmo barco dar uma conotação muito realista do descaso com que tratam a saúde no Brasil.
    Gostei do titulo limbo digital, vejo que estamos avançando a passos largos espero que em um futuro muito próximo vamos sair desse inferno em que transformaram a saúde desse nosso querido Brasil.

    ResponderExcluir
  2. HUGO,ASSIM COMO BADU AMEI O TÍTULO LIMBO DIGITAL KKKKKKKKKKKKKKK.REALMENTE, TEM PESSOAS QUE REFUGAM DIANTE DE MÁQUINAS.VAMOS TENTAR MUDAR ESSE CONCEITO.SAIR DO CASULO SERIA UM BOM COMEÇO.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, por favor alguém usa ou usou NEUPRO 2mg? Pode sr associado a 01 comprimido LEVODOPA 25/125 Dispersivo + 01 mantidan pela manhã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou médico, mas não vejo nenhum impedimento nesta associação destes medicamentos.

      Excluir

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.