quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cérebros humanos são muito parecidos entre si, diz estudo

Mesmo comparando pessoas diferentes, estrutura molecular é semelhante.
Pesquisa foi publicada na revista científica 'Nature', nesta quarta-feira (19).

19/09/2012 - Apesar das diferenças de personalidade e habilidades cognitivas, os cérebros humanos são mais parecidos do que se pensava e escondem grande complexidade bioquímica, afirma a revista científica "Nature", nesta quarta-feira (19).

Os cérebros compartilham a mesma estrutura molecular básica, mesmo pertencendo a pessoas muito diferentes, disse o neurobiólogo Ed Lein, co-autor do estudo. A conclusão foi tirada da primeira análise em grande escala dos dados de um mapa em alta resolução do cérebro humano, o projeto "Allen Human Brain Atlas",  que integra tanto a anatomia como a informação genética do órgão.

Embora o atlas já tenha sido apresentado em 2011, a revista divulgou apenas nesta quarta-feira (19) as primeiras conclusões do estudo, realizado por uma equipe de cientistas do Allen Institute for Brain Atlas, localizada em Seattle, nos EUA.

Mapa do cérebro
O mapa, criado a partir do cérebro completo de dois homens saudáveis e de um hemisfério de um terceiro, abrange cerca de 900 subdivisões do órgão e permite visualizar em 3D a atividade dos genes em distintas partes do cérebro.

Os cientistas observaram, com isso, que 84% dos genes se expressam em algum lugar do cérebro humano, em padrões muito parecidos - mesmo em diferentes pessoas. Além disso, segundo Lein, o hemisfério direito e esquerdo não mostram grandes diferenças quanto à arquitetura molecular.

"Estes resultados só arranham a superfície do que podemos aprender a partir deste imenso conjunto de dados. Estamos impacientes para ver o que outros [pesquisadores] podem descobrir", comentou o neurobiólogo.

Os cientistas continuarão acrescentando dados ao atlas durante este ano, e com eles esperam obter novas informações sobre o impacto de doenças como o Alzheimer, Parkinson, epilepsia, autismo e esquizofrenia em diferentes regiões cerebrais.

Há vários anos existem mapas de alta resolução que mostram a expressão dos genes no cérebro de ratos, mas até agora só haviam sido criados atlas muito simplórios do cérebro humano. Fonte: Globo G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.