sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Doentes queixam-se de falta de medicamento para a doença de Parkinson / Portugal

14/09/2012 - Doentes e familiares de pessoas com a doença de Parkinson denunciaram esta quinta-feira que o medicamento Sinemet® continua a faltar no mercado, apontando semanas de espera e deslocações a dezenas de farmácias para tentar comprar o fármaco, avança a agência Lusa.

O presidente do Infarmed justificou em Maio a falta do medicamento para doentes de Parkinson nas farmácias com o aumento de procura por parte dos utentes, alegando que, em Abril, houve o maior abastecimento deste fármaco dos últimos meses.

Afastando a hipótese de exportação paralela, Jorge Torgal citou os números referentes ao volume de abastecimento das farmácias com esse fármaco nos últimos meses, revelando uma média mensal de 40 mil embalagens.

No entanto, depois de, na altura, terem sido dadas garantias pelo laboratório que produz o Sinemet® (Levodopa + Carbidopa) – Merck – de que a situação seria resolvida num curto espaço de tempo, o presidente da Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPDMov), o médico Joaquim Ferreira, veio agora alertar para o facto de o problema se manter.

“O problema mantém-se, e, na nossa opinião, é um problema com grande gravidade. Neste momento os doentes têm de percorrer 10 ou 20 farmácias para que tenham acesso ao medicamento. É um medicamento vital, se os doentes não o tomarem têm consequências graves para o seu estado de saúde”, disse à Lusa Joaquim Ferreira.

De acordo com o médico, e apesar de em contactos recentes ter recebido a confirmação, por parte do laboratório, de que o medicamento está a ser disponibilizado, os relatos que lhe chegam dos doentes são de dificuldade na aquisição do Sinemet®, com muitos que vivem em pequenas aldeias a não conseguirem assegurar deslocações a farmácias onde o medicamento possa estar disponível.

Nalguns casos, afirmou o médico, verificou-se mesmo a paragem da medicação. (segue...) Fonte: RCM Pharma.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.