sábado, 1 de setembro de 2012

O Parkinson e a percepção do tempo

La persistència de la memòria - 1931 - Salvador Dali - PcP
Esta semana assisti ao filme “A Vida de Outra Mulher” (La vie d'une autre), que me remeteu ao paradoxo que agora percebo ter sido submetido involuntariamente desde meu diagnóstico de Parkinson, aos 43, há 14 anos.

Na minha cabeça este tempo de 14 anos não passou. A revolta, a frustração, a impotência, enfim, a doença, consumiu o tempo. Meus filhos cresceram e eu praticamente não os vi crescer. Agora numa fase já tardia de aceitação e tendo, sob certos aspectos, aprendido a manejar com a doença, esta percepção me vêm.

Este filme me trouxe à tona todo o tempo perdido, que teria sido menor, caso eu não fosse tão cabeça dura no início desta novela mexicana. Eu vivia brigando e me sentia revoltado, com aquela velha dúvida – Por quê eu?

O destino não nos pertence como dantes acreditava. Achava que “o homem podia tudo”, mas na vida real “chega a roda viva” e este “poder todo” é carregado, levado embora.

Muito se fala de que o Parkinson muda sua vida. Muito se fala de que o Parkinson muda sua vida para melhor. Não concordo, pois acho que isto é uma maneira de se confortar e faz parte do processo de aceitação. O Parkinson muda sua vida sim, e para pior. Mas não tenho dúvidas, o Parkinson te faz o mais humilde dos homens, mudando totalmente teus parâmetros de avaliar, conviver e viver a vida.

A propósito de doença, humildade e cabeça, li e me identifiquei, embora meu mal não seja Alzheimer, com “O Leite Derramado”, do Chico Buarque. É leitura difícil mas dá uma idéia, sob certo aspecto, de como pode estar a cabeça do parkinsoniano.

Em termos de música, a cabeça pode estar como a música “Offramp” (Pat Metheny Group). Mas prefiro que esteja como “Au Lait”.
P.S.: Creio não ter sido à toa que Dali pintou este quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.