quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Depressão um fator chave na saúde dos pacientes de Parkinson: Estudo

WEDNESDAY Nov. 28, 2012 -- A depressão é o mais importante determinante do estado de saúde das pessoas com doença de Parkinson, de acordo com descobertas iniciais de um grande estudo com pacientes de Parkinson.

Parkinson é uma doença do cérebro que afeta a musculatura e causa tremores, rigidez muscular e movimento retardado. Acredita-se que cerca de metade dos pacientes com Parkinson têm algum tipo de depressão em algum momento, e as pesquisas sugerem que a depressão e ansiedade são mais comuns em pacientes de Parkinson que em pacientes com outras doenças crônicas.

Os resultados iniciais do Parkinson's Outcomes Project foram liberados quarta-feira pela Fundação Nacional de Parkinson e sugerem que o impacto da depressão sobre o estado de saúde dos pacientes de Parkinson é quase o dobro dos problemas de movimento associados à doença.

Os pesquisadores também observaram que a depressão pode ser difícil de diagnosticar nos pacientes de Parkinson, pois muitos são sintomas de doenças comuns, tais como fadiga e mascaramento de expressões faciais, podendo ocultar as alterações de humor. Os estudos mostram que é comum que a depressão seja sub-diagnosticada ou sub-tratada em doentes de Parkinson.

Com base nestas novas descobertas, a National Parkinson Foundation recomenda que os médicos investiguem os pacientes de Parkinson por depressão pelo menos uma vez por ano, e que os pacientes discutam eventuais mudanças de humor com um profissional de saúde.

Ao ir a consultas médicas, o paciente deve ser acompanhado por um membro da família que pode fornecer informações sobre as alterações de humor observadas no paciente.

O Parkinson's Outcomes Project começou em 2009 e inclui mais de 5.500 pacientes de Parkinson nos Estados Unidos e outros três países.

"Aspectos da rotina de cuidados são pouco estudados, pelo que esta investigação é inestimável para provar que existem grandes disparidades no tratamento de Parkinson e mostrando quais aspectos dos cuidados que realmente funcionam", o Dr. Matthew Stern, da Universidade da Pensilvânia, que também é presidente - eleito da sociedade distúrbio de movimento, disse em comunicado à imprensa.

"Por exemplo, estes últimos dados demonstram o quanto é importante cuidado de qualidade para encaminhar os pacientes para o multi-facetado tratamento da depressão", acrescentou. (original em inglês, tradução Hugo) Fonte: Drugs.
Editado com LibreOffice Writer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.