1 de fevereiro de 2013 - O paciente atribui os sintomas inicialmente à “idade”, pois há lentidão a marcha, distúrbio do equilíbrio (queda), dificuldades na coordenação motora fina (escrever) e na coordenação motora grossa (virar-se na cama).
Postura: A anormalidade da postura é comum. Em pé, o paciente apresenta uma discreta flexão em todas as articulações e com anteriorização da cabeça, sendo que os membros superiores podem ficar flexionados atrás do tronco.
Equilíbrio e marcha: Em pé, o paciente tende a inclinar o tronco para frente, sendo incapaz de realizar movimentos compensatórios para readquirir o equilíbrio. Durante a marcha há a dificuldade de transferir peso de um pé para o outro, tornando assim, seus passos curtos e cambaleantes (marcha festinante). Há dificuldades específicas para iniciar o movimento da marcha e virar-se, e também pode ocorrer a interrupção súbita da marcha (congelamento) frente a obstáculos.
Movimentos voluntários: Todos os movimentos são reduzidos quanto à sua amplitude (hipometria) e à sua velocidade (bradicinesia). A fala torna-se lenta e suave, o tamanho da escrita tende a diminuir e as atividades diárias, tais como: fechar um botão ou cortar um alimento, podem tornar-se impossíveis.
Movimentos automáticos: Esses movimentos no paciente ficam reduzidos ou perdidos. O paciente raramente pisca e pode ter a face inexpressiva. Durante a marcha não há dissociação entre as cinturas escapular e pélvica. A deglutição da saliva e a tosse também ficam comprometidas.
Rigidez: Há um aumento de tônus muscular, sendo a resistência ao movimento passivo de uma articulação em todo a sua amplitude.
Há dois tipos de rigidez Parkinsoniana:
- Cano de chumbo: apresenta uma resistência suave em todo arco do movimento.
- Roda denteada: apresenta uma resistência intermitente em todo arco do movimento.
Tremor: Normalmente é assimétrico, afeta com mais frequência os membros superiores (parte distal) do que os membros inferiores tende a piorar no repouso e desaparece com o movimento voluntário. Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO.
Este Blog, criado em set/2001, é dedicado às Pessoas com Parkinson (PcP's), seus familiares, bem como aos profissionais da saúde que vivenciam a situação de stress que acompanha a doença. A idéia é oferecer aos participantes um meio de atualizar e de trocar informações sobre a doença de Parkinson e encorajar as PcP's a expressar sentimentos no pressuposto de que o grupo infunde esperança, altruísmo e o aumento da auto-estima. E um alerta: Parkinson não é exclusividade de idosos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.