sábado, 20 de abril de 2013

Um suspiro de alívio: Formulação de levodopa inalado reduz períodos 'off' em pessoas com Parkinson

April 19, 2013 - Notícia de hoje positiva para os doentes de Parkinson e, em particular, para aqueles que experimentam as flutuações motoras frequentemente debilitantes associadas com a doença.

A empresa de biotecnologia Civitas Therapeutics, com sede em Chelsea, Massachusetts, anunciou os resultados de ensaios clínicos positivos para a sua formulação inalável de levodopa, chamada CVT-301. O estudo de Fase 2 mostrou que, quando administrada a pacientes em estado "off", a CVT-301 proporciona uma rápida melhora na função motora para os voluntários do estudo. O estudo, que foi financiado em parte pela Fundação Michael J. Fox (MJFF), também mostrou que a droga era segura.

A CVT-301 é projetada para funcionar como uma espécie de "droga de resgate" que é tomada em conjunto com a pílula de forma tradicional de levodopa / carbidopa (Sinemet). A idéia é que os pacientes sejam capazes de se auto-medicar, tomando uma baforada de um inalador quando sentirem o período "off" chegando. Este sopro, então, ajusta a quantidade de levodopa no sangue para voltar a um nível que proporcione efeito terapêutico. O dispositivo é semelhante a um inalador usado para tratar a asma, o que o torna conveniente - é o tamanho pequeno o suficiente para colocar em um bolso ou uma bolsa.

A formulação do fármaco inalado, que vem em cápsulas que podem ser facilmente colocadas no inalador, faz com que CVT-301 seja aplicado tão rápido. "Os pacientes têm mostrado resposta com a CVT-301 em apenas cinco minutos depois de tomá-lo", diz Maurizio Facheris, MD, MSc, diretor adjunto de programas de pesquisa da MJFF.

Aqui está o porquê: Qualquer droga que é liberada através dos pulmões vai para a corrente sanguínea mais rapidamente, que é a natureza de como funciona o sistema respiratório. Ele também ajuda porque a droga ignora o sistema gastrointestinal, onde a comida que comemos pode ficar no caminho e nosso corpo a absorve rapidamente a terapia do jeito que quiser.

Neste estudo em particular, CVT-301 foi administrada em um ambiente clínico controlado, explica Glenn Batchelder, fundador e CEO da Civitas. Um estudo de Fase 2b planejada em breve testará a droga em um grupo de pacientes semelhante, mas ele vai pedir voluntários para levarem a droga para casa, como se estivessem quando o medicamento estiver no mercado. Um estudo de Fase 3 maior poderia seguir, assim como 2014.
"Estamos esperançosos de que em cinco anos ou menos, podemos ter um produto que esteja pronto para prateleiras das farmácias", diz Batchelder.

Vamos continuar a atualizá-lo neste espaço assim como a CVT-301 avança em testes clínicos. Há ainda um caminho a percorrer até que as pessoas com Parkinson possam ser capaz de tomar a droga para ajudar a resolver esses períodos "off" diariamente, enquanto isso, "esta é uma grande notícia para a grande droga", diz Facheris. A CVT-301 tem um real potencial para ajudar os doentes de Parkinson na gestão diária da doença. Encontrar um tal tratamento é, obviamente, uma prioridade da nossa Fundação". (original em inglês, tradução Hugo) Fonte: Michael J.Fox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.